Topo

Palmeiras

Como 'família Palmeiras' convenceu esposa de Abel para técnico renovar

Abel Ferreira com a esposa Ana Xavier (d) e as filhas Inês (e) e Mariana, ao centro - Edipo Ramone
Abel Ferreira com a esposa Ana Xavier (d) e as filhas Inês (e) e Mariana, ao centro Imagem: Edipo Ramone

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

27/03/2022 04h00

O Palmeiras aceitou abrir, e bem, os cofres para bancar a renovação contratual de Abel Ferreira até dezembro de 2024. A assinatura do acordo, porém, não seria possível sem o aval da esposa do treinador português.

Abel não prorrogaria o vínculo sem ter a família no Brasil. O técnico do Verdão mora sozinho desde que desembarcou em São Paulo, em novembro de 2020, enquanto Ana Xavier e suas filhas continuavam em Portugal e faziam visitas esporádicas. A partir de agora, o comandante alviverde não precisará lidar com a saudade.

"Isso é impossível [ficar mais dois ou três anos sem a família]. Ou eu vou ou eles vêm... O Palmeiras quer muito e gosto muito do Palmeiras. Falei com a minha esposa e disse: 'só fico se tu vieres, senão não fico'", disse Abel, no programa "Roda Viva", da TV Cultura, na última segunda-feira (21), ainda mostrando incerteza sobre seu futuro.

Abel Ferreira conseguiu convencer a esposa a morar no Brasil. E contou com a ajuda fundamental da 'família Palmeiras' para superar a desconfiança da família com a instabilidade na profissão.

Quando decidiu sair de Portugal para treinar o PAOK, da Grécia, em 2019, Abel também foi sozinho. O mesmo ocorreu quando disse 'sim' ao Palmeiras. Agora, Ana Xavier sente o carinho da torcida palmeirense e sabe que dificilmente ele será demitido nos próximos meses.

"A minha esposa está comigo desde sempre. Me conhece, entende de futebol e quando fui para o PAOK ela disse: 'não vou. Treinadores passam três meses e vão embora, não vou mudar minha família'. No Brasil a mesma coisa, mas ela veio várias vezes, entendeu a família Palmeiras, como são os palmeirenses. E isso que me interessa nos bons e maus momentos. As pessoas que trabalham comigo no CT e meus vizinhos apoiam sempre. Isso fez a diferença agora. Eu só ficaria se eles viessem. Quem tratou do meu contrato foi esposa, advogado e família. Só quis saber o dia de assinar. Não sei se é só comigo, mas na minha casa quem manda é ela. Fico muito contente. Quero dedicar essa vitória à Maria Inês, minha filha mais velha e quem mais sofre", comentou Abel, em entrevista coletiva.

Melhor pai agora

Abel Ferreira disse algumas vezes que se tornou melhor técnico no Palmeiras, mas, ao mesmo tempo, também virou um pior pai, esposo e filho diante da distância da família e a dedicação total ao Verdão.

Uma dessas declarações foi logo depois do primeiro título da Libertadores, contra o Santos, em 30 de janeiro de 2021.

"É muito tempo de estudo e de trabalho, mas dói porque sou pior pai, filho, marido e irmão. É verdade que sou melhor treinador, mas perco isso tudo. E dinheiro nenhum me faz recuperar, e por isso choro no meu travesseiro [pausa para o choro]. Choro no travesseiro por não poder ficar com as minhas filhas", disse, emocionado.

Mais de um ano depois, Abel Ferreira voltou a se emocionar numa entrevista coletiva. Mas dessa vez o choro foi de alegria.

"Serei mais feliz, sorrirei mais. É o que vai mudar. É muito ruim estar longe da família. Minha filha mais velha, Maria Inês, é quem mais sofre com tudo isso e quero recuperar o tempo perdido", afirmou, segurando o choro.

Conversa com a Leila

Abel Ferreira precisou de uma reunião com a presidente Leila Pereira para se convencer a permanecer. A partir daí, deixou a negociação para a esposa, empresário e advogado.

Perguntado sobre o que pediu ao Palmeiras para renovar, Abel brincou e evitou falar sobre a necessidade de um novo centroavante.

"Eu só pedi uma coisa impossível: uma ponte de São Paulo para Porto (risos). Foi o único pedido para a presidente. Não vale a pena ficar falando aqui. A equipe cria com 9 ou sem 9, com Rony, Veron, Deyverson ou Navarro. Ganhamos, eles estão ali. Vou falar o quê? O que nos interessa é a família Palmeiras identificada com cada um de nossos jogadores", frisou.

Leila Pereira já conversava com Abel Ferreira sobre renovação de contrato do técnico bem antes de ser eleita. No início de 2021, ela e Roberto Lamacchia, seu marido, fizeram amizade com Ana Xavier, esposa do técnico, que visitava o Brasil no período.

Indicaram à mulher do treinador passeios, locais para compras, restaurantes. E naquela época, já diziam a ela para vir morar com o marido. Em tom sincero, mas, claro, também pensando no Palmeiras, que Leila queria presidir no futuro.

Conforme Abel colocou de modo claro no "Roda Viva", sua permanência no clube estava condicionada à mudança para o Brasil de sua esposa e suas filhas. No que tocava ao Alviverde e sua vontade de permanecer, não havia mais dúvida. A vinda de Ana ao país, desse modo, e a consequente renovação, acabou tendo influência direta do 'casal Crefisa', antes mesmo de Leila ter cargo no clube.

Xô, Europa

Com o contrato renovado, o Palmeiras se protege da busca de clubes europeus por Abel Ferreira. Recentemente, Benfica (POR) e Granada (ESP) sondaram o treinador. A multa rescisória está maior.

Multicampeão

No Palmeiras desde novembro de 2020, Abel já conquistou quatro títulos: duas Libertadores (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020) e a Recopa Sul-Americana (2022) mais recentemente. Ontem (26), garantiu a classificação à final do Paulistão.

São 123 jogos, com 68 vitórias e 62,6% de aproveitamento. O Verdão tem 190 gols a favor e 101 sofridos no comando de Abel Ferreira, que vai para a nona final contra São Paulo ou Corinthians no Estadual.

Palmeiras