Topo

Gaúcho - 2022

Por que o Gre-Nal da Arena foi marcado para as 22h15?

Inter e Grêmio disputam vaga na final do Campeonato Gaúcho 2022 - Pedro H. Tesch/Pedro H. Tesch/AGIF
Inter e Grêmio disputam vaga na final do Campeonato Gaúcho 2022 Imagem: Pedro H. Tesch/Pedro H. Tesch/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

17/03/2022 17h38

O clássico Gre-Nal da próxima quarta-feira (23), válido como partida de volta da semifinal do Campeonato Gaúcho, foi confirmado para as 22h15 (de Brasília), na Arena do Grêmio. O horário incomum ocorre em razão da grade de televisão.

A explicação para a partida ser tão tarde está na ausência de futebol na grade nacional de TV aberta na Globo, dona dos direitos do Gauchão. Como não possui direitos do Campeonato Paulista e do Campeonato Carioca, a rede não tem horário especialmente destinado ao futebol nas quartas.

Desde o início do Estadual ficou estabelecido que os jogos de semi teriam televisionamento. O inesperado é que fosse acontecer um Gre-Nal, ocasionado pelo Tricolor ter terminado a primeira fase em segundo e o Colorado em terceiro. Normalmente uma partida do Inter e outra do Grêmio têm TV aberta na semi. Se Grêmio e Inter se enfrentassem na decisão, como imaginado, os jogos seriam em dois sábados.

Inicialmente, o horário estabelecido era à tarde. Houve jogos em quartas-feiras com televisionamento às 16h30 (de Brasília). Porém, o Grêmio, mandante da partida decisiva por ter feito melhor campanha, não concordou por entender que seu torcedor seria prejudicado.

Assim, a Federação Gaúcha de Futebol encontrou nas 22h15 a única opção. O jogo se encaixa na grade da RBS TV (afiliada da Globo no RS) após a novela "Um Lugar ao Sol". O Big Brother Brasil irá ao ar no Rio Grande do Sul depois do duelo.

No comunicado que oficializou o horário do jogo, a FGF disse que houve "longas tratativas com as detentoras dos direitos de transmissão do Gauchão 2022, especialmente para viabilizar a transmissão de uma das partidas em canal aberto".