Topo

Grêmio

Grêmio busca pentacampeonato para manter hegemonia em ano de retomada

Grêmio mira voltar para Série A, mas pode abrir caminho e ganhar moral com Estadual - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Grêmio mira voltar para Série A, mas pode abrir caminho e ganhar moral com Estadual Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

02/04/2022 04h00

O Grêmio pode conquistar o Campeonato Gaúcho pela quinta vez seguida. O pentacampeonato se concretizará com qualquer vitória ou empate hoje (2), contra o Ypiranga, às 16h30 (de Brasília), na Arena. Erguer a taça no começo deste ano pode abrir caminho para retomada do clube azul, branco e preto.

A vantagem de jogar por vitória ou empate se dá em razão do jogo de ida. Em Erechim, o time de Roger Machado venceu por 1 a 0, gol de Lucas Silva, já nos minutos finais do encontro. Se perder por margem mínima, a decisão vai para os pênaltis. Se perder por dois ou mais, o Ypiranga será campeão pela primeira vez em sua história.

Mas isso sequer passa pela cabeça dos gremistas. Num ano em que o Estadual não é prioridade, mas sim voltar à elite nacional, manter a hegemonia ganhou importância e vale mostrar que há um caminho a seguir para a retomada das glórias.

O Grêmio foi rebaixado para a Série B após um Brasileirão catastrófico em 2021. Por isso, vê neste ano a necessidade de reconstrução. Mas, evidentemente, é melhor reconstruir ganhando.

Depois de eliminar o Inter na semifinal, colocar mais uma taça do Gaúcho no museu gremista turbina a moral da equipe que viveu momentos tensos recentemente, com conflitos com a torcida e pressão.

Roger, que assumiu com o campeonato já em andamento, recebe elogios nos bastidores pelo perfil que deu ao time. O Grêmio já mudou — e para melhor — em 2022. Tanto que a conquista, ainda que reconheça as qualidades do rival, está bem perto.

Um pentacampeonato para o time azul não ocorre há 33 anos. O feito pode manter o Tricolor no caminho da hegemonia recente mais longa no torneio, que é do Inter, com seis conquistas entre 2011 e 2016.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO x YPIRANGA-RS
Competição:
Campeonato Gaúcho - jogo de volta da final
Data e hora: 02/04/2022 (sábado)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Tiago Augusto Kappes Diel
VAR: Adriano Milczvski

GRÊMIO: Brenno; Rodrigues, Bruno Alves, Geromel e Diogo Barbosa; Villasanti, Bitello, Lucas Silva, Campaz e Elias; Diego Souza (Ferreira).
Técnico: Roger Machado

YPIRANGA: Edson; Gedeílson, Carlos Alexandre, Bruno Bispo e Diego Porfírio; Lorran (Amorim), Falcão, Marcelinho, Erick e Matheus Santos; Hugo Almeida. Técnico: Luizinho Vieira

Grêmio