Topo

OPINIÃO

Tironi: Se é o Abel que se classifica como Simeone, chamam de retranqueiro

Do UOL, em São Paulo

16/03/2022 12h18

O Atlético de Madri eliminou o Manchester United de Cristiano Ronaldo ao vencer por 1 a 0 no Old Trafford para se garantir nas quartas de final da Liga dos Campeões, com o técnico argentino Diego Simeone armando mais uma vez um time com características defensivas, a chamada retranca, que nos últimos dias se falou a respeito no Brasil pelo Palmeiras de Abel Ferreira.

No UOL News Esporte, Eduardo Tironi diz que é curioso a reação de muitos que tratam como heroica a classificação do time de Simeone atuando todo fechado, mas que criticam Abel Ferreira quando ele faz o mesmo no Palmeiras.

"Eu até fiz essa provocação ontem, elogia o Simeone e reclama do Abel, estamos de olho. Porque o Simeone é um técnico desse repertório aí, é um cara que vai fechar o time. 'Ah mas o Atlético de Madrid é mais pobrinho e tal'. Não é mais assim, o Atlético de Madrid contratou um monte de jogador, tem um elenco caríssimo, o Simeone é um dos técnicos mais bem pagos da Europa, o time dele não é barato, então ele poderia propor outro tipo de jogo", diz Tironi.

"Continua fazendo o jogo que faz, que é pegado, bola parada, retranca quando ganha e todo mundo acha legal. 'Olha o Simeone eliminando o Manchester United, olha que bacana'. Aí se o Abel faz isso contra o Atlético-MG e empata 0 a 0 em casa, 'olha que retranqueiro, não tem repertório'. Eu acho curioso isso", completa.

O jornalista afirma que não acha que Abel Ferreira e Simeone sejam parecidos, apontando até maior diversidade ofensiva para o treinador português, mas aponta a diferença de tratamento quando a 'retranca' é no clube espanhol.

"Eu nem acho que eles são completamente parecidos, acho até que o Abel por incrível que pareça às vezes ele tem mais recursos ofensivos, mais ideias ofensivas, pelo menos em alguns momentos dos jogos", diz Tironi.

"O Simeone é um cara de retranca. Qual a última goleada que a gente lembra do Atlético de Madrid contra um adversário qualquer que seja? É sempre ali na conta do chá, 1 a 0, 2 a 0, 2 a 1, 0 a 0, e ontem se segurou ali e conseguiu a classificação, todo mundo achou heroico, lindo e maravilhoso. Se é o Abel, a galera desce a ripa", conclui.