Topo

São Paulo

Contra o Corinthians, SPFC pode chegar a dez clássicos invicto no Paulista

Técnico Rogério Ceni durante partida do São Paulo contra o Red Bull Bragantino, pelo Paulistão 2022 - LEONARDO SGUACABIA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
Técnico Rogério Ceni durante partida do São Paulo contra o Red Bull Bragantino, pelo Paulistão 2022 Imagem: LEONARDO SGUACABIA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

05/03/2022 04h00

As crises e a intensa troca de técnicos podem esconder, mas o São Paulo vai muito bem, obrigado, quando o assunto são os clássicos pelo Campeonato Paulista. Se depender do histórico recente, o torcedor do Tricolor pode ficar otimista para o Majestoso de hoje (5), às 16h (de Brasília), quando o clube recebe o Corinthians, no Morumbi, pela décima rodada do Estadual.

A última derrota do São Paulo para um rival no Paulistão ocorreu em 2019, quando o time dirigido por Cuca perdeu o título do torneio justamente para o Corinthians, com um gol de Vagner Love, aos 44 minutos do segundo tempo. De lá para cá, foram nove jogos e nenhum revés.

O melhor aproveitamento é contra o Santos. O Tricolor venceu as três partidas: 2 a 1 e 4 a 0, ambos no Morumbi, e sonoro 3 a 0, na Vila Belmiro, nesta temporada. Curiosamente, o clássico é um retrato vívido do futebol brasileiro. Seis técnicos diferentes estiveram à beira do campo nos três jogos —Fernando Diniz, Hernán Crespo e Rogério Ceni, pelo São Paulo, além de Jesualdo Ferreira, Ariel Holan e Marcelo Fernandes, pelo Santos.

Assine o UOL Play e ganhe 12 meses de HBO Max para poder ver jogos da Champions e do Paulistão.

Assine o Amazon Prime Video para assistir ao jogo pela Copa do Brasil 2022

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo.

O rival que o Tricolor mais enfrentou neste período foi o Palmeiras. Em quatro jogos, duas vitórias e dois empates —ambos sem gols. O aumento do número de partidas se deve à final realizada entre as equipes no ano passado, quando o São Paulo levou a melhor e ficou com o título.

Diante do rival de hoje foram apenas dois duelos, sem que ninguém tenha vencido: 0 a 0, em 2020, e 2 a 2, em 2021.

Será o quarto clássico de Rogério Ceni no comando do Tricolor desde que o técnico retornou ao clube no ano passado. Até aqui, 100% de aproveitamento: 1 a 0 sobre o Corinthians, 2 a 0 contra o Palmeiras e a vitória por 3 a 0 sobre o Santos já neste Paulistão.

São Paulo