Topo

Gaúcho - 2022

Quais os próximos passos do Gre-Nal que não aconteceu?

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/02/2022 04h00

O Gre-Nal não aconteceu no sábado (26). Em razão do ataque ao ônibus do Grêmio, o jogo do Beira-Rio foi adiado para dia 9 de março. Ainda que a data tenha sido oficializada na noite de ontem ainda há processos em andamento para apuração de responsabilidades e eventuais punições.

A reportagem do UOL Esporte separou alguns próximos passos que acontecerão nos dias que seguem, dentro de campo e fora dele.

Investigação de responsáveis

Dois suspeitos de serem os responsáveis pela pedra e a barra de ferro arremessadas no ônibus gremista foram detidos ainda no sábado. No entanto, acabaram liberados por falta de provas. As imagens cedidas pelo Internacional, segundo a Polícia, não comprovavam exatamente autoria da agressão. Nem mesmo testemunhas confirmaram o fato.

Agora, a investigação seguirá com análise de outras imagens e ouvindo pessoas que podem trazer algum detalhe sobre os responsáveis pelo ataque ao ônibus.

Punição ao clube?

O Grêmio une provas e quer responsabilizar o Inter pelos atos da torcida. O Colorado se defende e afirma que o ato ocorreu fora do Beira-Rio e que está protegido pelo Estatuto do Torcedor.

Enquanto os clubes estão em lados opostos, o debate deve tomar os próximos dias. O conjunto probatório do Grêmio será entregue para a justiça desportiva, que poderá ou não proceder denúncia.

Depende da súmula

Para que a denúncia seja feita, o TJD-RS aguarda a publicação da súmula. Ainda que o jogo não tenha sido disputado, o documento feito pelo árbitro trará as justificativas para o adiamento e detalhes do procedimento. Somente depois da publicação dela é que o processo poderá andar.

Segundo apurou o UOL Esporte, a súmula será divulgada no site da Federação Gaúcha de Futebol, como de praxe, ainda nesta segunda-feira.

Uma eventual pena poderá envolver multa e perda de mando de campo.

Enquanto isso, em campo...

O Grêmio voltou a treinar no domingo e viaja nesta segunda-feira para São Paulo, onde na terça-feira encara o Mirassol pela Copa do Brasil. Villasanti, que recebeu alta no sábado, será avaliado e pode ficar fora da delegação. Os demais jogadores que foram feridos sem gravidade estão disponíveis.

O Inter folgou no domingo e jogará na quinta-feira, pela Copa do Brasil, contra o Globo-RN, fora de casa. A reapresentação do grupo ocorrerá na tarde desta segunda-feira.