Topo

La Liga - 2021/2022

Na volta ao Camp Nou, Dani Alves brilha e Barça vence Atlético de Madri

Daniel Alves foi o destaque do Barcelona contra o Atlético de Madri - Reprodução/Twitter/Barcelona_es
Daniel Alves foi o destaque do Barcelona contra o Atlético de Madri Imagem: Reprodução/Twitter/Barcelona_es

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/02/2022 14h12

Jogando no Camp Nou pela primeira vez desde que voltou ao Barcelona, Daniel Alves mostrou hoje (6) que se sente em casa no estádio. O experiente lateral direito foi o grande personagem da vitória do Barça por 4 a 2 sobre o Atlético de Madri, pelo Campeonato Espanhol, participando ativamente de três gols - marcando um deles e dando uma assistência. O brasileiro ainda foi expulso aos 24 minutos do segundo tempo.

No jogo que marcou as estreias de Adama Traoré - titular - e Aubameyang, que entrou no lugar do novo camisa 11 do Barça no segundo tempo, os visitantes saíram na frente com Carrasco, logo aos 8 minutos de jogo. A resposta veio dois minutos depois, com Jordi Alba. Aos 21, o Barça virou com Gavi. Ronald Araújo ampliou aos 43 da primeira etapa. Aos 4 minutos do segundo tempo, Dani Alves fez o quarto dos anfitriões. Suárez diminuiu aos 13.

Liga dos Campeões à vista

A vitória foi muito importante para o Barcelona, que ultrapassou o Atlético de Madri na tabela e entrou na zona de classificação para a Liga dos Campeões da Europa. Agora com 38 pontos em 22 jogos, o Barça é o quarto colocado. O Atlético, com 36 - e o mesmo número de partidas - é o quinto.

Na próxima rodada, o Barcelona tem clássico catalão contra o Espanyol, fora de casa. As equipes entram em campo no próximo domingo (13), às 17h (de Brasília). Já o Atlético de Madri volta a campo em casa, contra o Getafe no próximo sábado (12), às 17h (de Brasília).

Quem foi bem: Daniel Alves

O lateral direito foi o 'dono' do jogo. No primeiro tempo, aos 10 minutos, ele deu um lindo lançamento para Jordi Alba fazer o gol de empate do Barcelona. Aos 43, ele foi o responsável por cobrar a falta que deu origem ao gol de Araújo, que aproveitou o rebote após Piqué cabecear no travessão.

No segundo tempo, Daniel Alves continuou sua jornada de herói, mas quase se tornou vilão. O lateral direito fez um belo gol logo aos quatro minutos. Aos 25, porém, quando o Atlético de Madri crescia no jogo, ele foi expulso após uma entrada forte na panturrilha do adversário.

Quem foi mal: Sistema de marcação do Atlético de Madri

Até a expulsão de Daniel Alves, o sistema de marcação do Atlético de Madri, time que tem fama de se defender bem, praticamente não funcionou. O Barcelona soube aproveitar os espaços e criou muitas chances de gol. Com um homem a mais, os visitantes pararam de sofrer ameaças.

Lei do ex

Do lado do Atlético de Madri, vale destacar a atuação de Suárez. O ex-atacante do Barcelona voltou a brilhar contra os catalães. Logo aos oito minutos, ele deu assistência para Carrasco marcar. Depois, aos 15 minutos do segundo tempo, em lance de oportunismo, fez o segundo gol dos visitantes.

Susto e muitos gols

O Barcelona começou melhor o jogo e tomou a iniciativa no campo de ataque. A princípio, no entanto, a estratégia do Atlético de Madri, de apostar nos contra-ataques, pareceu funcionar. Na primeira chance do time madrilenho, Suárez serviu Carrasco, que bateu cruzado para abrir o placar.

Com a vantagem no placar, era necessário se defender bem, mas não foi o que aconteceu. A defesa do Atlético não segurou nem cinco minutos. Coube a Daniel Alves criar a jogada do gol de empate dos anfitriões. Com um lindo lançamento, ele serviu Jordi Alba, que não fez feio, e finalizou muito bem. Um golaço para igualar o placar.

gavi - Reprodução/Twitter/barcelona_es - Reprodução/Twitter/barcelona_es
Gavi marcou o segundo gol do Barcelona contra o Atlético de Madri
Imagem: Reprodução/Twitter/barcelona_es

Aos 21 minutos, o estreante Adama Traoré fez uma jogada característica, superou Hermoso na corrida e cruzou para Gavi, que cabeceou para o gol. A bola ainda desviou antes de entrar no gol de Oblak. O Barça estava na frente.

Depois de perder algumas chances, o Barça conseguiu ampliar antes do fim da primeira etapa. Daniel Alves bateu falta na cabeça de Piqué, que cabeceou no travessão. A bola voltou para Araújo, que completou para o gol: 3 a 1.

Gols, expulsão, mas pouca emoção

Logo aos quatro minutos, Gavi dominou do lado esquerdo e cruzou rasteiro. A bola passou por dois jogadores do Barça até encontrar o pé direito de Daniel Alves. O brasileiro bateu forte na bola para fazer 4 a 1.

Quando uma goleada se desenhava no Camp Nou, Luis Suárez apareceu para impedir o pior. Após cobrança de escanteio, Correa cabeceou e Suárez completou, também de cabeça, para o gol. O Atlético crescia no jogo.

Aos 23 minutos, para piorar o cenário do Barcelona, Daniel Alves deu um pisão no tornozelo de Carrasco e foi expulso após o árbitro consultar o VAR.

Apesar do cenário se desenhar todo favorável aos visitantes, o Barcelona soube se reestruturar com um homem a menos e esfriou a partida. Sem sofrer, os anfitriões seguraram o resultado importante para a sequência do Campeonato Espanhol.