Topo

Palmeiras

Quem pode atrapalhar os planos do Palmeiras de ganhar o Mundial?

Não é só o Chelsea! Veja quem pode atrapalhar os planos do Palmeiras em busca do Mundial - REUTERS
Não é só o Chelsea! Veja quem pode atrapalhar os planos do Palmeiras em busca do Mundial Imagem: REUTERS

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/11/2021 16h45

Após vencer o Flamengo na final da Libertadores, o Palmeiras voltará ao Mundial de Clubes para nova oportunidade de conquistar o planeta. Nas duas primeiras oportunidades, o Alviverde acabou eliminado e ficou com gostinho amargo na boca. Mas e agora? Quem serão os adversários de Abel Ferreira e companhia que tentarão frustrar os planos de levar o verde, tão presente na América do Sul, para os demais continentes?

O UOL Esporte fez uma rápida análise dos principais adversários que poderão cruzar o caminho do Palmeiras até a tão sonhada taça de campeão do mundo. A competição será disputada entre os dias 3 e 12 de fevereiro, o que dará ao clube um bom tempo para se planejar - e até se reforçar, por que não?

O que já se sabe?

A Fifa sorteou nesta segunda-feira os confrontos iniciais do Mundial e seu chaveamento. O Palmeiras fará sua estreia já na semifinal e espera o vencedor de Al Ahly, do Egito, e Monterrey, do México. Vale lembrar que, na última edição, o Alviverde caiu na semifinal justamente para um mexicano, o Tigres.

Monterrey

O time mexicano chega ao Mundial após conquistar a Liga dos Campeões da Concacaf, em outubro, em final repleta de rivalidade - bateu o América por 1 a 0. Essa será a segunda participação do Monterrey em três anos. Em 2019, eles caíram para o Liverpool, na semifinal, por 2 a 1.

O time conta com jogadores experientes e jovens talentosos. O centroavante Mori, o volante Meza e o goleiro Andrada são os mais cascudos e lideram algumas estrelas em potencial como Monte e, principalmente Carlos Rodríguez, frequentemente especulado com transações para a Europa.

Al Ahly

O time egípcio já é figura tradicional no Mundial. Eles atropelaram o Kaizer Chiefs, da África do Sul, por 3 a 0, na final da CAF Champions League e conquistaram o bicampeonato. Com jogadores bem mais modestos, o Al-Ahly aposta em Percy Tau, da África do Sul e que defendia o Brighton Albion, da Inglaterra - chegou por empréstimo.

Além disso, alguns atletas do país fizeram bonito na Liga dos Campeões e podem casar estrago no Mundial. Os principais são o centroavante Mohamed Sherif, o experiente goleiro El Shenawy, o meia Afsha e o volante Dieng.

E na final?

Caso passe para a final, o Palmeiras teria uma gama de possibilidades. A mais provável, claro, seria o Chelsea, campeão europeu. Os ingleses vão encarar na semifinal o vencedor de Al-Hilan e Al Jazia ou Auckland City, que duelam na primeira fase.

Vale ressaltar que o Chelsea ainda não foi campeão mundial. Em 2012, os ingleses chegaram à final, mas foram derrotados pelo Corinthians. Com o título da Champions, ele terá sua segunda oportunidade de conquistar o mundo.

Palmeiras