Topo

Brasileirão - 2021

Corinthians vence o Athletico-PR e garante vaga na Copa Libertadores 2022

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

28/11/2021 17h55

O Corinthians venceu mais uma partida na Neo Química Arena com a presença de sua torcida. Jogando para mais de 37 mil pessoas, o Alvinegro bateu o Athletico-PR, por 1 a 0, manteve a quarta colocação no Campeonato Brasileiro e, com o empate do Inter no Beira-Rio, garantiu a vaga na Copa Libertadores em 2022. O resultado mantém o Furacão ameaçado de rebaixamento enquanto se prepara para as finais da Copa do Brasil.

O time do técnico Sylvinho teve uma atuação segura em casa e dominou o Athletico do início ao fim, sofrendo poucos sustos ao longo da partida. O gol do Corinthians foi marcado por Fábio Santos em cobrança de pênalti. O lance que originou a penalidade foi muito criticado pelo Furacão, mas o VAR manteve a decisão do árbitro após checar o braço de Marcinho na bola.

O melhor: Du Queiroz

O volante do Corinthians foi o destaque improvável da partida em Itaquera. Dominou o meio de campo ao não dar espaços para as investidas de contra-ataque do Furacão e ainda apareceu para finalizar ao gol adversário em pelo menos duas oportunidades.

O pior: Gabriel Pereira

Outra partida sem inspiração do meia-atacante do Corinthians. Não conseguiu utilizar sua característica do drible e muito pouco agrediu o sistema defensivo do Athletico-PR. Saiu no intervalo para dar lugar ao experiente Willian.

A garantia da vaga

O Corinthians chegou aos 56 pontos, está na quarta colocação e, garantiu a vaga na Copa Libertadores devido ao empate entre Internacional e Santos no Beira-Rio. Com o tropeço do Colorado, o Timão garantiu ao menos a 8ª posição na tabela ao fim do Campeonato Brasileiro. Como a competição terá um G8, o Alvinegro já estará garantido na competição continental no ano que vem.

Pedro Henrique com 100 jogos para cada lado

Revelado na categoria de base do Corinthians, o zagueiro Pedro Henrique completou 100 jogos pelo Athletico-PR e foi homenageado pelo Furacão antes de a bola rolar na Neo Química Arena. Em 2020, o defensor alcançou a mesma marca pelo clube do Parque São Jorge e também recebeu uma placa do Timão.

Corinthians dominante em Itaquera

O time treinado por Sylvinho manteve o esquema tático com Jô de referência no ataque e voltou a ter uma boa atuação na Neo Química Arena. A equipe teve suas melhores ações pelas laterais do campo, com Fagner e Fábio Santos apoiando o ataque mais do que de costume. No segundo tempo, Willian entrou na vaga de GP e deu mais poder ofensivo ao Corinthians.

Esquema do Furacão não funciona

O Athletico-PR veio a São Paulo com o objetivo de jogar fechado e conseguir contra-atacar em velocidade. O esquema montado pelo técnico Alberto Valentim não deu certo, já que o time não conseguiu trabalhar a bola e oferecer perigo ao gol defendido por Cássio. No fim, já em desvantagem no placar, ensaiou uma pressão, mas parou no sistema defensivo adversário.

Cronologia do jogo

Em casa, o Corinthians partiu para o ataque desde o início do confronto com o Athletico-PR e empurrou o adversário em seu campo de defesa. No primeiro tempo, Jô chegou a mandar uma bola na trave e Du Queiroz, por pouco, não abriu o placar com uma finalização de dentro da área.

Na etapa final, o panorama se manteve e o Athletico se manteve recuado, apostando em um contra-ataque que não aconteceu. Em um lance iniciado com uma roubada de bola de João Victor, Renato Augusto chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro. A bola foi desviada na mão de Marcinho e o árbitro marcou pênalti, que Fábio Santos converteu. Daí em diante, o Corinthians se fechou e não permitiu o empate.

Festa para as meninas

Antes do início da partida na Neo Química Arena, o time feminino do Corinthians fez a volta olímpica e foi ovacionado pelo público presente no estádio pela conquista do tricampeonato da Copa Libertadores. As meninas pararam para tirar fotos com os torcedores nas arquibancadas e também com os atletas do time masculino, que realizavam o aquecimento no gramado no momento da comemoração.

FICHA TÉCNICA

Corinthians 1x0 Athletico-PR

Data: 28/11/2021

Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)

Hora: 16h (de Brasília)

Gols: Fábio Santos, aos 19' do 2º tempo (1-0)

Cartões amarelos: Gabriel, Gil, Fagner, Fábio Santos e João Victor (Corinthians); Christian, David Terans e Thiago Heleno (Athletico-PR)

Cartões vermelhos: -

Corinthians: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Gabriel (Xavier), Du Queiroz (Roni), Gabriel Pereira (Willian), Renato Augusto e Roger Guedes; Jô (Gustavo Mosquito). Técnico: Sylvinho.

Athletico-PR: Santos; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Nico Hernández (Nicolas); Marcinho, Erick, Cittadini (David Terans) e Abner (Bissoli); Nikão, Christian e Pedro Rocha. Técnico: Alberto Valentim.