Topo

Corinthians e SPFC lamentam morte de Ruy Ohtake, arquiteto também de CTs

Hotel do Centro de Formação de Atletas do São Paulo, em Cotia-SP, foi assinado pelo arquiteto - Divulgação/SPFC
Hotel do Centro de Formação de Atletas do São Paulo, em Cotia-SP, foi assinado pelo arquiteto Imagem: Divulgação/SPFC

Do UOL, em São Paulo

27/11/2021 12h51

Em nota de pesar, tanto o Corinthians quanto o São Paulo lamentaram hoje (27) o falecimento do arquiteto Ruy Ohtake, que assinou obras no CT alvinegro e no CFA de Cotia tricolor. Ele morreu em decorrência de um câncer de medula.

"O São Paulo Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento de Ruy Ohtake. O renomado arquiteto e grande são-paulino nos deixa aos 83 anos de idade", diz o texto publicado no site oficial do clube.

"O Corinthians vai guardá-lo eternamente dentro dos nossos corações pela criação do projeto arquitetônico do CT Dr. Joaquim Grava. Nossos sentimentos à família e aos admiradores", escreveu o perfil oficial do Corinthians nas redes sociais.

Além das duas instalações dos clubes paulistas, Ruy Ohtake também foi o responsável por edifícios icônicos da capital paulista, como os hotéis Renaissance e Unique, o Parque Ecológico do Tietê e a sede do Instituto Tomie Ohtake.

Filho mais velho da artista plástica nipo-brasileira Tomie Ohtake, falecida em 2015, o arquiteto recebeu a Medalha de Anchieta e Diploma de Gratidão pela Câmara Municipal de São Paulo em homenagem pela sua obra.

Ruy Ohtake também é autor de importantes obras no exterior, como a da Embaixada Brasileira em Tóquio, no Japão, e o museu aberto da Organização dos Estados Americanos (OEA), nos Estados Unidos.

Confira abaixo a nota de pesar do Tricolor:

O São Paulo Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento de Ruy Ohtake. O renomado arquiteto e grande são-paulino nos deixa aos 83 anos de idade.

Ruy foi responsável pelo projeto do hotel do Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel, em Cotia. Desde 2012, o ambiente é utilizado como alojamento para as categorias de base do Tricolor

O São Paulo se solidariza com os familiares e amigos neste momento difícil.