Topo

Palmeiras: com 4 vagas para 10 jogadores, onde Abel vai encaixar Dudu?

Dudu elogia Abel Ferreira após encontro em CT do Palmeiras - Reprodução/Instagram
Dudu elogia Abel Ferreira após encontro em CT do Palmeiras Imagem: Reprodução/Instagram

Diego Iwata Lima

De Sâo Paulo

06/07/2021 04h00

Cada vez mais próxima após a regularização no BID, a reestreia de Dudu no Palmeiras vai dar a Abel uma enorme solução e alguns bons problemas. Com a excelente fase do agora inquestionável Gustavo Scarpa, o técnico português tem três ou quatro posições, dependendo da formação tática adotada, para colocar o ex-camisa 7.

Por mais que seja referência técnica e ídolo no clube, pode-se dizer que Dudu está em um grupo com mais nove jogadores competindo por vagas no time. Além dele, disputam lugar ao sol Raphael Veiga, Lucas Lima, Rony, Breno Lopes, Wesley, Willian, Danilo Barbosa, Gabriel Menino e Gabriel Veron.

Avaliando como Abel já escalou o Palmeiras anteriormente e como Dudu e Scarpa já atuaram no clube, traçamos alguns possíveis cenários, avaliando vantagens e problemas de cada escolha.

Dudu como meia centralizado

Dudu Luxa  - Juan Mabromata/AFP - Juan Mabromata/AFP
Luxemburgo orienta Dudu durante duelo Tigre x Palmeiras, pela Libertadores
Imagem: Juan Mabromata/AFP

Referência: Era nesse setor que Vanderlei Luxemburgo vinha usando Dudu nos seus últimos jogos como técnico de Dudu no clube.

Como funciona: A ideia de Luxa era ter Dudu na faixa central, à época com Rony à sua direita, Willian à esquerda e Luiz Adriano mais à frente, formando um losango.

Dinâmica: Nessa configuração, Scarpa poderia atuar por um dos lados tranquilamente e Dudu centralizaria o jogo.

Problema: Historicamente, já que Felipão, Cuca e até Roger também o utilizaram assim, essa é uma posição em que Dudu tem um rendimento menos brilhante.

Quem perde espaço: Veiga seria o maior prejudicado, e teria de concorrer por vaga mais à frente. Lucas Lima também fica ainda mais longe de conseguir um lugar no time. Danilo Barbosa perde também uma possibilidade.

Dudu como membro de dupla de criação

Dudu e Bigode - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Dudu reencontra elenco do Palmeiras e ganha abraço de Willian Bigode
Imagem: Reprodução/YouTube

Referência: Uma outra hipótese é que Dudu e Scarpa façam dupla de meias, como Veiga e Scarpa fizeram na maior parte dos jogos do time no Brasileiro.

Dinâmica: Com um volante apenas para auxiliar o tripé de saída para o jogo, Dudu e Scarpa se revezam entre buscar a bola mais perto da defesa e levá-la para mais perto do ataque.

Problema: O revezamento traria algo novo para Dudu, pouco acostumado a atuar como meia de condução, já que normalmente é o jogador de passes enfiados, mais próximo da definição da jogada do que de seu início.

Quem perde espaço: Mais uma vez, Veiga perderia espaço e brigaria por vaga no ataque. Danilo Barbosa também pode atuar no setor e perde uma possível vaga.

Dudu como ponta pela direita

dudu scolari  - Pedro H. Tesch/AGIF - Pedro H. Tesch/AGIF
Felipão observa Dudu durante partida entre Palmeiras e Grêmio na 15ª rodada do Brasileirão
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Referência: Não seria novidade alguma. Com Felipão, Cuca e Mano Menezes, Dudu jogou pelo setor, com boas atuações.

Dinâmica: Municiado pelos meias e alternando de posição com o lateral, Dudu atuaria caindo pela extremidade do ataque.

Problema: Do modo como Abel escala seus times, existe, para o jogador de setor, também um pouco de trabalho defensivo de ida e volta a se fazer, o que é menos a de Dudu.

Quem perde espaço: Gabriel Menino, Gabriel Veron, Rony e Breno Lopes costumam ser escalados por ali. Dos três, Menino seria o que teria mais dificuldade para tentar um espaço do outro lado do campo.

Dudu como ponta pela esquerda

Referência: Esse é o jeito preferido e mais comum de Dudu atuando pelo Palmeiras. Foi assim que ele construiu seu legado e é onde ele se sente melhor no campo.

Dinâmica: Funciona do mesmo modo que na direita, em um trabalho de colaboração com o lateral/ala da vez e retorno para recompor linha de marcação e eventual combate no início do ataque adversário.

Problemas: Os mesmos de fazer a função análoga do outro lado do campo.

Quem perde espaço: Rony, Breno, Veron e Wesley são os que costumam jogar por ali. Desses. Wesley é o menos versátil.

Dudu como centroavante

Dudu LA - Daniel Vorley/AGIF - Daniel Vorley/AGIF
Dudu comemora após abrir o placar para o Palmeiras contra o Bahia pelo Campeonato Brasileiro
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Referência: Dudu faria trabalho parecido com o de Rony quando faz dupla com Luiz Adriano.

Dinâmica: Com o centroavante de mobilidade da vez —o que exclui Deyverson—, Dudu teria o papel de se revezar entre ser arco ou flecha para o ataque, ora como homem de fora da área, preparando, ora como homem de conclusão.

Problema: Dudu não foi escalado assim no Palmeiras de início, aparecendo no setor apenas em momentos esporádicos de jogos.

Quem perde espaço: Para o time jogar deste modo, o mais convencional seria ele fazer dupla com Luiz Adriano, o que tiraria espaço de Rony e Breno Lopes. Mas o camisa 10 também pode perder espaço para Dudu fazer dupla com os outros dois.