Topo

Cruzeiro

Proposta de clube dos EUA afasta Alexandre Mattos do Cruzeiro

Apesar do interesse do Cruzeiro, volta de Alexandre Mattos ao clube é muito improvável - Divulgação
Apesar do interesse do Cruzeiro, volta de Alexandre Mattos ao clube é muito improvável Imagem: Divulgação

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

28/05/2021 04h00

A diretoria do Cruzeiro se movimenta para contratar um novo diretor de futebol, já que, às vésperas de sua estreia pela Série B do Campeonato Brasileiro, o então chefe da pasta, André Mazzuco, pediu desligamento. Ele aceitou um convite do Santos e já trabalha pelo clube paulista mesmo sem ser anunciado oficialmente. Um dos nomes procurados pela Raposa, segundo apurou o UOL Esporte, foi Alexandre Mattos, que capitaneou o departamento entre 2012 e 2015 e, desde que deixou o Atlético-MG —em janeiro deste ano—, está livre no mercado. Ao menos por enquanto.

Mattos recebeu investidas de clubes norte-americanos e se limitou a uma conversa via telefone com membros da cúpula cruzeirense, pois está em viagem internacional para contatos profissionais. O executivo passou primeiro pelo México, depois foi aos EUA, e ainda não retornou ao país. De acordo com o que indicou uma fonte ligada ao Cruzeiro, o bate-papo entre as partes serviu para o clube tomar nota da situação atual do dirigente. Não houve proposta oficial.

Será que volta?

Mesmo se essa proposta chegar, segundo apurou o UOL, Mattos declinaria o convite. O executivo retomou o plano de carreira internacional e faz contatos nos bastidores por oportunidades.

Nos últimos dias, aproveitando passagem pela América do Norte, Mattos visitou o Inter Miami, da Major League Soccer (MLS) — principal liga dos Estados Unidos — e se reunirá com André Zanotta, executivo brasileiro que trabalha no Dallas FC — também da MLS. O dirigente também adiantou articulações com proprietários de equipes nos EUA, se reuniu com presidentes de equipes mexicanas — Cruz Azul e Necaxa — e com agentes ligados à Fifa. Com isso, existe a chance de pintar um convite para trabalhar no futebol norte-americano, o que o impossibilitaria de assumir qualquer compromisso com o Cruzeiro.

Trunfo?

Nas redes sociais se levantou uma hipótese de o maior investidor do Cruzeiro, amigo pessoal de Mattos, ser um trunfo para que o executivo aceitasse o convite para dirigir novamente o departamento de futebol do clube. No entanto, de acordo com informações apuradas pela reportagem, nem mesmo essa proximidade entre Alexandre e o mecenas cruzeirense, empresário da área supermercadista, faria o executivo aceitar o convite para trabalhar novamente na Toca II.

Esse mesmo mecenas chegou a trazer Mattos para dentro da Toca II no começo de 2020, mas não conseguiu segurá-lo justamente por uma negociação do dirigente com o futebol inglês. Como na época não houve acertos burocráticos para que Alexandre trabalhasse no Reading, da Inglaterra, ele acabou aceitando o convite do Atlético-MG, onde ficou entre março do ano passado e janeiro de 2021.

Deivid

Enquanto não encontra um substituto para André Mazzuco, o diretor técnico Deivid e a diretoria executiva do Cruzeiro ficam responsáveis pelas decisões do departamento de futebol. O presidente Sérgio Santos Rodrigues busca um executivo para preencher a lacuna deixada com a saída do antigo dirigente.

Segundo apurou o UOL, Deivid será mantido como diretor técnico e não assumirá o comando da pasta do futebol. A intenção da diretoria cruzeirense é mesmo encontrar um novo executivo para o posto. Em outubro de 2020, o ex-atacante assumiu o departamento após a saída de Ricardo Drubscky. Em janeiro deste ano, com a chegada de André Mazzuco, ele deixou de exercer tal função para se dedicar ao cargo atual.

Cruzeiro