Topo

Após susto, Rodrigo Caio se diz apto para 'final' do Fla contra o São Paulo

Zagueiro Rodrigo Caio, do Flamengo, em entrevista coletiva - Alexandre Vidal / Flamengo
Zagueiro Rodrigo Caio, do Flamengo, em entrevista coletiva Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

24/02/2021 09h58

O Flamengo está a uma vitória de conquistar o Campeonato Brasileiro e o zagueiro Rodrigo Caio garantiu que a equipe rubro-negra está focada para o duelo com o São Paulo, que acontece amanhã (25), no Morumbi. Além disso, o camisa 3 tranquilizou a torcida e afirmou estar apto para entrar em campo.

O jogador foi substituído contra o Internacional, no último domingo, e não foi a campo ontem (23), mas realizará atividades com o elenco hoje, visando o confronto com o Tricolor paulista.

"Tive uma pancada bem forte na área do tornozelo, mas estou bem. Ontem acabei não indo para campo para continuar fazendo trabalho de recuperação, mas já estou apto para treinar e jogar. O mais importante é que a equipe esteja bem focada. Que possamos nos preparar muito e que amanhã estejamos em um grande dia", disse.

O duelo que pode valer o bi do Brasileiro ao Fla será justamente contra o clube onde Rodrigo Caio foi criado, mas que saiu sob diversas críticas. O jogador não esconde a gratidão, mas salienta a chance de fazer história na Gávea.

"É uma grande oportunidade. Nós trabalhamos a nossa vida por isso, pelas oportunidades em poder conquistar um campeonato tão importante como é o Brasileiro. Esse sempre foi meu sonho, meu objetivo principal, independentemente do adversário. Todos sabem da história que tenho no São Paulo. Tenho um grande carinho e admiração pelo clube porque foi ele que meu deu oportunidade em começar a jogar futebol, que sempre foi meu sonho. Gratidão, mas hoje visto a camisa do Flamengo e, para mim, é um orgulho imenso e satisfação em poder defender essas cores. Espero que possamos fazer nosso melhor, um grande jogo, para que possamos sair campeões", afirmou.

O São Paulo, inclusive, foi uma pedra no sapato do Rubro-Negro ao longo desta temporada. Além da goleada no primeiro turno do Brasileiro, houve a eliminação na Copa do Brasil. O zagueiro, por sua vez, ressalta que, agora, o encontro acontece em um cenário diferente daquele em que aconteceram os resultados negativos.

"É um outro momento da temporada. Tivemos jogos muito difíceis difíceis com o São Paulo nesta temporada. Em 2019 também. Se for recordar os jogos, foram difíceis. Mas hoje vivemos um outro momento. Um momento melhor do que quando encontramos o São Paulo na Copa do Brasil e Brasileiro. Time subiu de produção. Mais importante é que a gente possa se concentrar em fazer o nosso trabalho. Temos um time qualificado, uma forma de jogo. Se conseguirmos controlar as nossas ações, a forma que a gente joga, estaremos mais próximos da vitória. No futebol, não se controla resultado, mas se controla nível de atuação e entrega em campo. Em um jogo decisivo como esse, isso não vai faltar", garante.

Veja outros tópicos da entrevista:

Chance de repetir feito de time que marcou época no Fla na década de 80

"Sabemos da grandiosidade que é isso, e da dificuldade. Sou apaixonado por futebol, acompanho muito, e estamos vendo na Premier League [Campeonato Inglês] o Liverpool, time que ganhou quase tudo na última temporada, tentando manter a mesma consistência. Em alguns momentos, tivemos dificuldades, temporada diferente para todos nós, e muito difícil. Mas conseguimos, de alguma forma, tirar tudo que a gente tem, que mostramos em 2019 e trazer para 2020/2021, e chegamos na última rodada a uma vitória de ser campeão. Isso é mérito da equipe. Mostra a vontade de um grupo que quer marcar história com essa camisa. A gente fica feliz. Sabemos que temos um jogo extremamente difícil, mas vamos atrás disso".

São Paulo ainda briga por vaga no G4

"Acredito que não [faça diferença]. Isso é importante para nós porque, da mesma forma que vamos em busca da vitória, eles também. Vai ser um jogo muito aberto. São Paulo tem um estilo de jogar e não vai ser diferente. Ainda mais na casa deles, precisando da vitória. Sabemos o que temos de fazer, a forma de jogar. A equipe esta muito concentrada".

Apoio da torcida do Flamengo

"Desde quando cheguei ao Flamengo posso sentir a vibração e essa energia maravilhosa que é a torcida do Flamengo. A gente fica muito feliz, muito motivado quando temos essa forma de apoio da torcida. E espera que possa transmitir toda essa energia positiva dentro de campo"

Permanência de Rogério Ceni

"O Rogério vem fazendo um grande trabalho e tirando o máximo de cada jogador, o que é o mais importante. Por mais que seja jovem, conhece muito, tem experiência nestes momentos de tirar o máximo. O conheço muito bem. Vem fazendo um grande trabalho e esperamos que fique por muito tempo. Sabemos a dificuldade que é uma troca de treinador. Nessa temporada foi muito difícil para nós, isso afeta muito. Esperamos terminar com chave de ouro a temporada e que a gente escreva uma história bonita".

Zaga mudou muito, isso prejudicou?

"Acredito que não. Chegamos na última rodada na liderança, a uma vitória do título. Tudo deu certo. Claro que o futebol nem sempre é uma ciência exata. Essa foi uma temporada diferente em todos os sentidos. Tivemos de nos adaptar. Perdemos nossa torcida, nosso 12º jogador. Nossa casa era decisiva, e em algum momento perdemos essa força. Todos que entraram conseguiram fazer o melhor. Claro que, em alguns momentos, não deu certo, mas penso sempre no coletivo".