Topo

Copa da Inglaterra - 2021

Time da 6ª divisão encanta Inglaterra com conto de fadas ao som de Adele

Atacante Connor Hall (ao centro) comemora o primeiro gol sobre o Derby County, no jogo mais importante da história do Chorley FC - Stefan Willoughby/Chorley FC
Atacante Connor Hall (ao centro) comemora o primeiro gol sobre o Derby County, no jogo mais importante da história do Chorley FC Imagem: Stefan Willoughby/Chorley FC

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

10/01/2021 04h00

Um clube de 138 anos que nunca fez nada de muito importante agora é o queridinho do futebol inglês —e de todo o mundo que tem coração e adora uma história de azarão. O Chorley FC viveu o dia mais importante de sua história ontem (9), quando eliminou o Derby County de Wayne Rooney e se classificou à quarta fase da Copa da Inglaterra. Um conto de fadas cuja trilha sonora é da cantora Adele.

Antes de tudo, um contexto rápido para dar a real dimensão da façanha: o Chorley é um time de meio de tabela da National League North, a sexta divisão. Levando em conta as divisões acima dele, grosso modo estamos falando do 125º colocado na pirâmide do futebol inglês. Pois esse time está agora entre os 32 sobreviventes na Copa da Inglaterra.

A campanha tem uma trilha sonora já tradicional: a canção "Someone Like You", que lá por 2011 tocou em tudo quanto era lugar, um sucesso da cantora britânica Adele. Ninguém sabe exatamente como ou porque começou, mas em 2019 a música embalou o acesso do Chorley à quinta divisão, e de lá para cá virou uma espécie de hino das grandes vitórias do time —que na última temporada caiu de volta para a sexta.

Nas últimas semanas só deu Adele nas rádios de Chorley, uma cidade de apenas 35 mil pessoas que fica a 40 minutos de Manchester, ao Norte do país. O elenco do time local cantou a música depois da vitória histórica de ontem, e o vídeo correu o mundo (dê o play logo abaixo e fique com a música na cabeça).

Campanha dos sonhos

As duas primeiras vítimas do Chorley FC na Copa da Inglaterra também são da sexta divisão: Gateshead e York City FC. Foi depois disso que a coisa passou a ficar bem impressionante. O time eliminou o Wigan (aquele que até outro dia era considerado "incaível", mas está na terceira); Peterborough United (também da 3ª); e ontem o Derby County de Rooney (que estava desmantelado por causa de um surto de covid-19, tudo bem, mas essa não é a nossa história aqui).

E a conta não está errada: foram cinco vitórias para chegar à quarta fase porque o Chorley jogou, antes, por duas etapas preliminares. Um time da sexta divisão não chegava tão longe desde 2008, e o próprio Chorley nunca tinha passado sequer da segunda fase —portanto já deu dois passos a mais. O sorteio do próximo adversário será amanhã (11), às 16h10 (de Brasília).

Que venha o Liverpool?

"Chorley agora está no mapa", comemorou ontem o treinador do time, Jamie Vermiglio, que está há mais de dez anos no time, como jogador, auxiliar e agora técnico. "Fizemos cerca de 250 mil libras até a última fase, e Deus sabe quanto será agora. Isso não apenas nos salvou: vai nos permitir crescer", celebrou. O sonho do técnico é conhecer Anfield, o estádio do Liverpool, seu time do coração.

O dinheiro a que Vermiglio se refere não é apenas premiação oficial, mas também fruto das vendas alavancadas pela fama repentina. Nada perto das 50 milhões de libras esterlinas que compõem o patrimônio da Adele, mas dela o Chorley já está agradecido apenas pela música-hino.

Um dos versos da canção, aliás, diz que "ontem mesmo foi o momento de nossas vidas". Adele canta sobre uma desilusão amorosa, nada a ver com conquistas esportivas, mas este trecho em particular ganha novo significado quando cantado a plenos pulmões pelos azarões do Chorley FC. Na quarta fase da Copa da Inglaterra, eles vão por mais um desses momentos.