PUBLICIDADE
Topo

Copa do Brasil - 2020

Grêmio marca cedo, bate o Juventude e abre vantagem na Copa do Brasil

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/10/2020 23h21

Classificação e Jogos

O Grêmio venceu o Juventude por 1 a 0, gol de Isaque, hoje (29), na Arena, em duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A partida se resolveu logo no início e foi administrada pelo time de Porto Alegre.

O resultado dá ao Tricolor o direito de jogar por qualquer vitória ou empate no confronto de volta, na próxima quinta-feira (5), em Caxias do Sul. Se o Ju vencer por um gol de diferença a decisão vai para os pênaltis. Dois ou mais de margem leva a definição do classificado às quartas de final para os pênaltis.

Antes, porém, o Tricolor encara o Bragantino, segunda-feira, pelo Campeonato Brasileiro, e o Juventude joga domingo, contra o Guarani, pela Série B.

Foi bem: Pepê é principal arma do Grêmio

As principais jogadas ofensivas surgiram dos pés de Pepê. O atacante do lado esquerdo deu assistência para o gol de Isaque e ainda criou mais uma série de oportunidades ao time.

Foi mal: Wagner leva azar

Não foi culpa dele, mas Wagner acabou sendo destaque negativo do jogo. Ele jogou só três minutos, levou a pior numa dividida e precisou sair lesionado.

Matheus Henrique volta ao time

Depois de ficar fora de atividade por testar positivo para Covid-19, Matheus Henrique voltou ao time titular do Grêmio. O volante foi importante ao controlar ações de Renato Cajá e tentar assumir o posto de Maicon no auxílio aos jogadores de frente para criar jogadas.

O jogo do Grêmio: Grêmio domina início do jogo e marca

O Grêmio dominou os primeiros 15 minutos de partida. Impôs seu estilo de jogo, com construção a partir dos volantes, trocas de passe e procura incessante por Pepê e Ferreira para ser efetivo. Não demorou para abrir o marcador exatamente com participação definitiva dos jogadores de lado. Pepê encontrou Isaque, que fez o gol. Mas a partir daí, o Juventude igualou forças e passou a ameaçar. O contra-ataque virou alternativa para ameaçar em velocidade.

O jogo do Juventude: Nada de futebol feio, e chance perdida no fim

O Juventude demorou para "entrar na partida". Mas quando o fez, fugiu do padrão de clubes menores jogando fora de casa. Não fez retranca ou jogou "por uma bola". Pelo contrário, trocou passes, colocou três atacantes, um meia de armação e utilizou os flancos para criar, principalmente às costas de Diogo Barbosa — que deixou muito espaço. Perdeu, porém, as principais chances que conseguiu construir. Breno, já no segundo tempo, sem goleiro, chutou por cima após cruzamento, num lance incrível.

Novo centroavante assistiu a partida

O novo centroavante do Grêmio, Diego Churín, esteve na Arena acompanhando a partida. A ideia do clube é que o argentino tenha condições legais para estrear na segunda-feira, contra o Bragantino.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 JUVENTUDE

Data: 29/10/2020 (Quinta-feira)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Anderson Daronco
Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Cartões amarelos: João Paulo (JUV); Pepê (GRE);
Gols: Isaque, do Grêmio, aos 8 minutos do primeiro tempo;

GRÊMIO
Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Everton), Matheus Henrique, Ferreira (Thaciano), Isaque (Jean Pyerre) e Pepê; Diego Souza.
Técnico: Renato Gaúcho

JUVENTUDE
Marcelo Carné; Igor, Wellington, Nery Bareiro e Eltinho; Bochecha (Marciel), João Paulo e Renato Cajá (Rafael Silva); Wagner (Capixaba), Breno e Dalberto (Bispo).
Técnico: Pintado