Topo

Palmeiras

Palmeiras aposta no meio campo, mas setor vive momento de rendimento baixo

Do UOL, em São Paulo

19/10/2020 04h00

Diante do Fortaleza na noite de ontem (18), o Palmeiras arriscou explorar mais o seu variado meio campo. O interino Andrey Lopes comentou em sua entrevista coletiva após a derrota por 2 a 0 que a ideia era ter superioridade numérica nessa região do campo, levando em consideração que o time de Rogério Ceni costuma jogar mais pelos lados.

O Palmeiras é um time repleto de meias, mas essa variedade não tem representado qualidade no setor. Segundo o site do clube, o Alviverde conta com oito meio campistas em seu elenco profissional de 25 jogadores. Destes, cinco foram utilizados ontem por Andrey e apenas Raphael Veiga conseguiu se destacar no setor.

Veiga não é um dos jogadores mais queridos pela torcida palmeirense, mas é um dos poucos que está conseguindo se manter estável durante esta sequência de quatro jogos sem vitórias. Inclusive, foi dele e de Willian os gols da última vitória alviverde, contra o Ceará.

Ontem ele jogou quase como um segundo atacante e ajudou a criar algumas das poucas chances de gol do time.

Por outro lado, Patrick de Paula segue oscilando em seus desempenhos. Ele é uma espécie de "termômetro" do Palmeiras: quando está inspirado, o time todo jogo bem. Porém, quando tem um dia ruim, o coletivo também não funciona.

O jogo de ontem foi um exemplo disso. Ele errou muito na saída de bola, inclusive no lance que deu origem ao segundo gol do Fortaleza, e foi substituído no intervalo. No jogo anterior, contra o Coritiba, foi dele a assistência para o gol de Verón, contudo também parecia estar perdido na marcação.

Outro destaque da base, Gabriel Menino vinha de um desempenho que lhe rendeu uma convocação para a seleção brasileira, mas também teve uma atuação mediana no Castelão. Apesar de ter acertado 93% dos passes, Menino perdeu muito a bola e não se arriscou nenhuma vez na finalização como costuma fazer.

Por fim, o meio campo inicial do Palmeiras contou com Lucas Lima e Zé Rafael. Ambos foram bem discretos na partida de ontem. Zé Rafael não conseguiu ultrapassar a defesa tricolor nas poucas tentativas que teve de cruzar para a área e ainda recebeu cartão amarelo na falta em Yuri César.

Já Lucas Lima fez uma boa jogada, deixando Veiga em chance de finalização, mas foi pouco efetivo nas duas tentativas que teve de bola parada.

Na quarta-feira (21), o Palmeiras, já classificado na Libertadores, enfrentará o Tigre. É uma boa chance de o time, principalmente o meio campo, conseguir se reorganizar e dar um início de trabalho mais tranquilo ao treinador que assumir.

Palmeiras