Topo

Uruguai bate martelo e define retorno do futebol a partir de 8 de agosto

Segundo previsão, clássico entre Nacional e Peñarol deve acontecer já em 9 de agosto - Sandro Pereyra/LatinContent via Getty Images
Segundo previsão, clássico entre Nacional e Peñarol deve acontecer já em 9 de agosto Imagem: Sandro Pereyra/LatinContent via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/07/2020 20h36

Uma reunião na tarde de hoje entre representantes do governo do Uruguai e da AUF (Associação Uruguaia de Futebol) definiu, em caráter oficial, o retorno dos jogos profissionais no país a partir do dia 8 de agosto.

A informação foi divulgada pelo Referí, suplemento esportivo do jornal El Observador. Conforme anunciado pelo veículo, as partidas acontecerão sem público e seguindo a um rígido protocolo sanitário.

As competições no país estão paralisadas desde o começo de março em decorrência da pandemia do novo coronavírus. De acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, o Uruguai teve 997 casos do Sars-Cov-2 desde o início da pandemia, com 31 óbitos.

A meta original dos dirigentes esportivos era retomar as competições a partir de 1º de agosto, enquanto autoridades do país queriam a retomada em 15 de agosto. No entanto, segundo o Referí, os dirigentes ficaram "satisfeitos se puderem retornar à competição no segundo final de semana" do próximo mês.

Com a retomada da primeira divisão a partir da quarta rodada, o clássico entre Nacional e Peñarol já deve ocorrer em 9 de agosto. A segunda divisão uruguaia também será reiniciada no mesmo final de semana.

O torneio Apertura do Campeonato Uruguai, após as três rodadas realizadas antes da suspensão, tem o Rentistas na liderança, com nove pontos. Progresso, Defensor, Montevideo Wanderers, Cerro Largo e Liverpool, todos com cinco pontos, vêm logo atrás.