Topo

Claudio Pizarro se aposenta aos 41 anos com recordes na Alemanha

Claudio Pizarro (e) se aposenta aos 41 anos - Divulgação/Werder Bremen
Claudio Pizarro (e) se aposenta aos 41 anos Imagem: Divulgação/Werder Bremen

Do UOL, em Porto Alegre

07/07/2020 11h12

Claudio Pizarro deixou o futebol. Aos 41 anos, o centroavante peruano foi homenageado após o jogo do Werder Bremen, ontem, pelo playoff de rebaixamento do Campeonato Alemão.

O peruano não entrou em campo, mas foi celebrado pelos colegas após o duelo com o Heidenheim, que terminou 2 a 2 e garantiu a permanência de seu clube na primeira divisão alemã. Ao todo, foram 19 jogos com dois gols na atual temporada.

Pizarro construiu carreira na Alemanha. Por lá conquistou cinco vezes o Campeonato Alemão, seis a Copa da Alemanha, além de Liga dos Campeões e Mundial de Clubes. Ele defendeu Colonia, Baryern de Munique e Werder Bremen.

Em seu país, ele defendeu Deportivo Pesquero e Allianza Lima. Com vasto currículo na seleção, participou de quatro edições da Copa América, mas não esteve com a equipe que disputou a Copa do Mundo de 2018 e nem mesmo conseguiu conquistar títulos com a camisa do Peru.

Pizarro deixa o futebol como maior artilheiro de fora da Europa no Campeonato Alemão, com 197 gols. E segundo na lista de goleadores de fora da Alemanha, atrás apenas de Lewandowski. É o estrangeiro com mais jogos na elite alemã, além de ser o jogador mais velho a marcar três gols na mesma partida, com 37 anos e cinco meses, e o mais velho a marcar um gol, com 40 anos, sete meses e 16 dias.