Topo

Flamengo troca euforia de 2019 por tensão em reapresentação para 2020

Diretoria do Flamengo na festa pelo título da Libertadores. Cúpula atravessa momento de crise após demissão de Pelaipe Imagem: Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

07/01/2020 20h35

Saíram os sorrisos escancarados, entraram semblantes mais carregados e um clima pesado que há muito não se via no Flamengo. No primeiro dia de trabalho do grupo que iniciará a disputa do Campeonato Carioca, as atenções no Ninho do Urubu estavam muito mais voltadas para os bastidores do que para o campo 5 do centro de treinamento, local da primeira atividade dos jovens que ajudarão na busca pelo bi do Carioca. E tudo ainda por conta da crise gerada pela demissão do gerente Paulo Pelaipe.

Um dos personagens centrais do enredo, Marcos Braz, vice-presidente de futebol, chegou ao CT por volta de 15h30. De paletó, ainda que sob o sol forte do Rio de Janeiro, o dirigente cumprimentou rapidamente os jornalistas que estavam por ali e entrou na área restrita do módulo profissional. Integrantes do Conselho de Futebol, Dekko Roisman e Diogo Lemos estavam lá também.

Já no andar de cima, Braz encontrou com o diretor-executivo Bruno Spindel, outro que fixou contrariado com a queda do ex-colaborador. A dupla conversou por um tempo até que Spindel foi para o campo. Ao lado do auxiliar Marcelo Salles, o Fera, que voltou ao cotidiano rubro-negro hoje (7), acompanhou a atividade comandada por Mauricio Souza.

O treinamento dos jovens ficou aberto para a imprensa mais tempo do que os protocolares 15 minutos e o vice de futebol também desceu de sua sala para conferir o trabalho mais de perto.

A dupla desceu para um bate-papo com os jornalistas presentes e atuou no sentido de estancar a fervura causada pela fogueira de vaidades que tem Luiz Eduardo Baptista, o Bap, como outro protagonista. Ainda que internamente o desconforto seja grande, o discurso foi para pacificar o clima.

Questionado a respeito das animosidades com Bap, um dos entusiastas da queda de Pelaipe, Braz não mencionou o nome de seu desafeto e garantiu não ter se sentido desprestigiado, embora tenha admitido que a demissão não o agradou.

"Eu e Bruno pedimos a renovação do contrato do Pelaipe e não foi possível. Simples assim. Não foi possível. Acabou, o Flamengo não renovou. Simples. Tenho uma relação muito boa com o Pelaipe, era uma pessoa que eu falava e usava muito aqui, assim como o Bruno. A gente sempre trabalhou muito bem. Atribuir a A, B ou c neste momento (responsáveis pela demissão)...Não vou falar de nomes", disse ele.

Mais cedo, Braz manteve contato telefônico com o presidente Rodolfo Landim, que verbalizou as razões para o desfecho. O dirigente afirma que o diálogo foi em alto nível e garante que sua relação com o mandatário é boa, mas o ato foi visto por outros vice-presidentes como um gesto que caracteriza um certo desprestígio.

"O que posso falar é que não sabia da não renovação do contrato. Não me sinto enfraquecido, estou muito tranquilo. Meu cargo aqui também é de estabelecer relação de tranquilidade no futebol profissional. Eu queria isso? Não. Tanto que solicitamos a renovação dele. Não me incomodei em nada neste processo. Não foi possível renovar", completou ele.

Por volta de 18h45, Braz deixou o Ninho do Urubu. Entrou no banco do carona e saiu do CT já quando a noite caía. O elenco volta amanhã (8) aos trabalhos e o que a cúpula mais quer é que o campo volte a estar no centro das atenções.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Flamengo troca euforia de 2019 por tensão em reapresentação para 2020 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Flamengo