Topo

Palmeiras tenta resgatar torcida após ano sem título e se apega à base

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo

25/11/2019 04h00

Terminar uma temporada sem conquistar títulos fez explodir de vez a insatisfação da torcida do Palmeiras com a diretoria do clube. Reclamações sobre os reforços contratados em 2019 foram retomadas, comparações com o Flamengo pesaram e os cartolas agora tentam, pressionados, mudar a imagem do Verdão para o próximo ano. E e a estratégia inicial passa diretamente por um velho pedido dos torcedores.

Antes mesmo da derrota para o Grêmio, que confirmou o Flamengo como campeão da Série A, o diretor de futebol Alexandre Mattos pediu para dar uma entrevista no Allianz Parque. Entre defesas e críticas à própria gestão, aproveitou para anunciar que oito jogadores criados nas categorias de base do Palmeiras farão parte do elenco principal em 2020.

Essa sempre foi uma cobrança da torcida contra essa gestão de Mattos, iniciada em 2015. Fora Gabriel Jesus, que foi destaque na conquista do Brasileirão de 2016, nenhum outro atleta da base palmeirense teve espaço suficiente para tentar vingar. A bronca com essa resistência com os garotos aumentou neste ano com o sucesso do atacante Artur no Bahia.

A empolgação com Gabriel Veron, que recentemente foi campeão mundial com a seleção brasileira sub-17 e ontem (24) decidiu o título do Paulistão Sub-20 para o Palmeiras, ajudou a reforçar as cobranças. O posicionamento de Mattos mostra como a diretoria tenta ser mais simpática às vontades dos torcedores e esfriar a pressão no clube.

Imagem: Heber Gomes/AGIF

A promessa é que, além de Veron e Artur, que volta do empréstimo ao Bahia, outros seis jogadores sejam utilizados desde janeiro do ano que vem: o goleiro Vinicius Silvestre (estava no CRB), o zagueiro Pedrão (estava no América-MG), o lateral-esquerdo Esteves, os volantes Gabriel Menino e Patrick de Paula e o atacante Ivan Angulo — desses, Esteves e Menino ainda têm idade para o sub-20.

Só que o discurso liberal de Mattos sobre a base não foi refletido na fala de Mano Menezes após o jogo contra o Grêmio. Perguntado sobre as promoções e voltas dos garotos, o técnico diz que sempre se prontificou a olhar mais para a base, mas pediu cautela.

"Desde que chegamos, quando conversamos sobre iniciar um trabalho, sempre esteve na pauta o aproveitamento da base. Não tem nenhuma novidade, a não ser os nomes que começaram a aparecer de forma natural. Outros são jogadores que temos que ver um pouco mais, fazer uma avaliação técnica dentro do grupo. É isso que vamos fazer na primeira parte do ano, principalmente, para termos uma ideia mais objetiva desses jogadores jovens, para ver aqueles que se sustentam nessas perspectivas que apresentam", ponderou.

Outro tópico da entrevista de Mattos que coincide com as reivindicações da torcida é sobre a postura do elenco — e mais uma vez foge do que pensa Mano Menezes. O dirigente afirma que todos no clube precisam estar indignados com o saldo desta temporada e que aqueles que não estiverem nessa sintonia não farão mais parte do grupo. Já Mano nega que o Verdão seja um time apático diante do insucesso de 2019.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Palmeiras tenta resgatar torcida após ano sem título e se apega à base - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Palmeiras