Topo

Flamengo tem um título de Libertadores. Contra o River, busca o segundo

Time do Flamengo posa para foto em 1981 - Divulgação/Site oficial do Flamengo
Time do Flamengo posa para foto em 1981 Imagem: Divulgação/Site oficial do Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

22/11/2019 21h57

O Flamengo entra em campo para enfrentar o River Plate, da Argentina, para tentar conquistar a segunda Libertadores da história do clube. O primeiro título do Rubro-Negro foi em 1981, quando derrotou o Cobreloa, do Chile, na final.

Esta é a primeira vez que o time da Gávea chega à final desde então. A torcida aguardou 38 anos para ver a equipe novamente em uma decisão, o que explica a animação dos rubro-negros.

O time campeão da Libertadores, que ficou marcado como a "Geração de 81", marcou época do Flamengo e é, até os dias de hoje, tido como um ideal de equipe. No elenco, Zico, o maior ídolo do clube, além de Leandro, Júnior, Andrade, Adílio e Nunes, que são ovacionados pela torcida.

Zico tenta a finalização em duelo entre o Flamengo e o Cobreloa, do Chile, pela Libertadores de 1981 - Arquivo Jornal do Sports - Arquivo Jornal do Sports
Zico tenta a finalização em duelo entre o Flamengo e o Cobreloa, do Chile, pela Libertadores de 1981
Imagem: Arquivo Jornal do Sports

Diversos jogadores que fizeram parte daquele time já foram homenageados pelo Flamengo tanto na Gávea, sede do clube, quanto no Ninho do Urubu, centro de treinamento do grupo rubro-negro.

Além da América, o time de 81 também conquistou o mundo ao bater o Liverpool por 3 a 0.