Topo

Liverpool goleia Porto e encara Barça na semifinal da Champions

Firmino comemora gol do Liverpool contra o Porto - Reuters/Andrew Boyers
Firmino comemora gol do Liverpool contra o Porto Imagem: Reuters/Andrew Boyers

Do UOL, em São Paulo

17/04/2019 17h52

O Liverpool está classificado para as semifinais da Liga dos Campeões. Depois de fazer 2 a 0 em casa no jogo de ida, o clube inglês voltou a vencer o Porto, hoje, e se garantiu na próxima fase da Champions. Os Reds golearam por 4 a 1 em um tranquilo triunfo no Estádio do Dragão.

Os ingleses contaram com a estrela do trio formado por Mané, Salah e Firmino que marcaram uma vez cada - Van Dijk fez o quarto. Do outro lado, Militão descontou para o Porto.

O Liverpool, atual vice-campeão da Champions, agora terá pela frente o Barcelona na semifinal. Ontem, os espanhóis eliminaram o Manchester United.

Quem foi bem: Alisson garante atrás, e trio decide

Alisson - MIGUEL RIOPA / AFP - MIGUEL RIOPA / AFP
Imagem: MIGUEL RIOPA / AFP

A vitória foi do Liverpool, e um dos grandes responsáveis estava no gol. Alisson teve trabalho ao longo dos 90 minutos, mostrou serviço quando necessário e teve segurança ao defender bolas perigosas sem rebote. É verdade que Militão conseguiu marcar, mas quando os ingleses já venciam por 2 a 0. Um gol que não tirou os méritos da atuação do goleiro da seleção brasileira.

Alisson viu o trio de ataque brilhar. Mané abriu o placar quando Firmino ainda estava no banco. Depois, com o brasileiro em campo, Salah ampliou, e o próprio camisa 9 também foi às redes.

Quem foi mal: Danilo Pereira

Danilo Pereira não foi um desastre em campo, mas vacilou no primeiro gol do Liverpool. Ele parou na jogada e não viu a chegada de Mané nas suas costas. O senegalês ficou livre e marcou sem dificuldades.

Porto dá sufoco no 1º tempo

Pepe Porto - REUTERS/Rafael Marchante - REUTERS/Rafael Marchante
Imagem: REUTERS/Rafael Marchante

O Porto pressionou o Liverpool no primeiro tempo. Os donos da casa chegaram três vezes com perigo, mas viram o Liverpool abrir o placar. Mesmo assim, os portugueses ainda tiveram mais uma chance logo após o gol dos visitantes. Alisson salvou.

Liverpool marca após consulta ao VAR

VAR Liverpool x Porto - Action Images via Reuters/Andrew Boyers - Action Images via Reuters/Andrew Boyers
Imagem: Action Images via Reuters/Andrew Boyers

O Liverpool foi às redes na primeira vez que chutou a gol, mas precisou do auxílio do VAR. Aos 26 minutos, Salah dominou dentro da área e bateu de direita. A bola ia para fora, mas Mané apareceu no segundo pau e completou para o gol. A arbitragem deu impedimento do senegalês, mas o juiz holandês Danny Makkelie ouviu o que o VAR tinha a dizer. Após cerca de 1 minuto e 30 segundos de conversa, ele confirmou o gol. Mané estava em posição legal na jogada.

Salah faz o segundo do Liverpool

O Liverpool sofria pressão do Porto, mas voltou a marcar. Aos 20 minutos do segundo tempo, Alexander-Arnold deu passe na medida para Salah, que recebeu livre e tocou com tranquilidade na saída de Casillas.

Porto ainda tenta, e Militão desconta

Militão - REUTERS/Rafael Marchante - REUTERS/Rafael Marchante
Imagem: REUTERS/Rafael Marchante

Os gols do Liverpool deixaram a missão do Porto praticamente impossível. Para se classificar, a equipe portuguesa precisava de uma goleada e se lançou ao ataque. O dono da casa ainda diminuiu com Militão. Pouco depois do gol de Salah, o ex-São Paulo subiu alto após cobrança de escanteio e cabeceou forte.

O que foi isso, Mané?

Manél teve a chance de fazer mais um, mas conseguiu perder um gol feito. O camisa 10 recebeu em velocidade e limpou Casillas, mas perdeu o ângulo e, quase caído, chutou para fora mesmo sem goleiro.

Firmino entra e faz o 3º

Firmino - Paul ELLIS / AFP - Paul ELLIS / AFP
Imagem: Paul ELLIS / AFP

O técnico Jurgen Klopp causou surpresa ao deixar Roberto Firmino no banco de reservas no início da partida de hoje. O treinador optou por Origi entre os titulares, mas colocou o brasileiro em campo justamente no lugar do belga logo no começo da etapa final. O camisa 9 fez o terceiro para o Liverpool. Ele completou cruzamento de Henderson e escorou de cabeça.

Van Dijk fecha a conta

Quando os dois times já esperavam o fim do jogo, Van Dijk usou a cabeça para transformar o placar em goleada. O zagueiro se aproveitou de desviou de Mané após cobrança de escanteio.

FICHA TÉCNICA
PORTO 1 X 4 LIVERPOOL

Data e hora: 17 de abril de 2019, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio do Dragão, em Porto (Portugal)
Árbitro: Danny Makkelie (Holanda)
Auxiliares: Mario Diks e Hessel Steegstra (ambos da Holanda)
Gols: Mané, aos 26 do 1º tempo; Salah, aos 20 do 2º tempo; Militão, aos 22 do 2º tempo; Firmino, aos 31 do 2º tempo; Van Dijk, aos 38 do 2º tempo

PORTO: Casillas; Militão, Felipe, Pepe e Alex Telles; Otavinho (Tiquinho Soares), Danilo Pereira e Herrera; Corona, Marega e Brahimi
Técnico: Sérgio Conceição

LIVERPOOL: Alisson, Alexander-Arnold (Gomez), Mati, Van Dijk e Robertson (Henderson); Wijnaldum, Fabinho e Milner; Salah, Mané e Origi (Firmino)
Técnico: Jurgen Klopp