Topo

Base há 10 anos, CT do Barça tem 9 campos e dá privacidade a estrelas

Visão aérea do CT Joan Gamper, do Barcelona - Divulgação, Barcelona
Visão aérea do CT Joan Gamper, do Barcelona Imagem: Divulgação, Barcelona

Do UOL, em São Paulo

23/03/2019 07h18

Um complexo de 136.839 m² com nove campos de futebol construído pelo valor de 68 milhões de euros. A Ciutat Esportiva Joan Gamper impressiona por sua grandiosidade, mas tenha talvez como grande marca ter coincidido com o início do período de ouro do Barcelona. Inaugurado em 2006, mas sendo utilizado pelo time principal a partir de janeiro de 2009, o CT completou 10 anos servindo de casa na preparação do time catalão para três títulos da Liga dos Campeões e sete do Campeonato Espanhol.

Antes, o Barcelona tinha como local de treinamentos a famosa La Masia, que ficava localizado a nas imediações do Camp Nou. O local ficou famoso por também abrigar as categorias de base do clube e ter sido o local dos primeiros passos no futebol de craques como Lionel Messi, Andrés Iniesta e Xavi.

Preocupação com a privacidade

Messi - Alberto Estévez/EFE - Alberto Estévez/EFE
Lionel Messi chegando a um treino em 2010 no CT; privacidade é uma das marcas do local
Imagem: Alberto Estévez/EFE

O CT Joan Gamper fica localizado em Sant Joan Despí, localizada nos arredores de Barcelona e com fácil acesso por rodovias que ligam as duas cidades. Porém, a distância para o centro da cidade faz com que o local tenha como uma das marcas a preocupação com a privacidade com o trabalho.

Para os treinadores, a construção garante acesso mais do que limitado. Sem prédios e grandes edifícios no entorno, o local é blindado a espionagens. Os jornalistas, quando têm acesso ao complexo para coletivas, esperam o fim do trabalho em uma sala reservada. Até Muricy Ramalho já foi tirado da arquibancada por Luis Enrique durante uma atividade quando o brasileiro visitava o clube em 2015.

Para os jogadores, o local também é uma garantia de sossego. Como o CT fica afastado do centro de Barcelona, os jogadores não têm que conviver com muito assédio e praticamente só são vistos deixando o local em seus carros. Neymar, por exemplo, se despediu tranquilamente de seus companheiros no CT quando optou pela transferência ao PSG, mas sofreu assédio ao chegar em sua casa.

O nome do CT foi dado em homenagem ao fundador do clube, que também é homenageado com Troféu Joan Gramper oferecido anualmente em um confronto do time catalão com um convidado.

Futebol

Ao todo, o CT Joan Gamper conta com nove campos de futebol, cinco de grama natural e outros quatro de grama artificial. O complexo ainda abriga uma área de 2.205 m² para o treinamento específico de goleiros.

O principal campo, utilizado com mais frequência pelo time principal, recebeu o nome de Tito Vilanova em homenagem ao treinador do clube que morreu em 2014 em decorrência de um câncer. A estrutura conta ainda com uma área de aquecimento e uma arquibancada com capacidade aproximadamente para 1.400 pessoas. O local costuma receber jogos do time feminino e das categorias de base do clube.

Barcelona 1 - Albert Gea/Reuters - Albert Gea/Reuters
Campo principal recebeu nome em homenagem ao ex-técnico Tito Vilanova
Imagem: Albert Gea/Reuters

Arena

Não são apenas os jogadores de futebol do Barcelona que treinam no CT Joan Gamper. O complexo também abriga uma Arena multiesportiva com capacidade para 427 pessoas que pode ser utilizada pelos times de basquete, handebol e futsal. São três quadras para treinos.

Ainda fazem parte do complexo cinco vestiários e cinco escritórios para treinadores e juízes, três academias, áreas destinadas para tratamentos médico e uma piscina e sauna para recuperação físicas dos jogadores.

Nova La Masia

Em 30 de junho de 2011, o complexo Joan Gamper passou a abrigar também o Centro de Formação Oriol Tort, que também é chamado de Nova La Masia como forma de manter vivo o nome das instalações que se tornaram célebres pela revelação de craques.

O novo setor para as categorias de base do Barcelona abriga atualmente 76 jovens jogadores de diferentes modalidades.

Nova La Masia - Albert Gea/Reuters - Albert Gea/Reuters
Nova La Masia foi inaugurada em 2011
Imagem: Albert Gea/Reuters