Topo

Ganso, Pita, Giovanni... veja alguns camisas 10 que jogaram no Santos após Pelé

Do UOL, em Santos

13/04/2012 09h00

A mística da camisa 10 faz parte da história do Santos. O clube foi o responsável por apresentar ao futebol o maior atleta da posição em todos os tempos: Pelé. No entanto, após o Rei do Futebol encerrar a carreira, muitos jogadores tiveram a responsabilidade de vestir a 10 do Santos. Entre eles, Ganso, Pita, Giovanni, Diego e até Zé Roberto, que jogou pouco tempo no clube, arrancaram aplausos da torcida. Confira alguns dos jogadores que sucederam o Rei com o manto santista.

PAULO HENRIQUE GANSO

Além da categoria que todos conhecem – com direito a assistenciais e jogadas de efeito – o atual camisa 10 se destaca pelas superações. O jogador já operou os dois joelhos e teve que superar a recusa de Emerson Leão, que não aprovou o futebol do meia na equipe principal do santos em 2008.

DIEGO

Lançado em 2002 ao lado de Robinho, foi um dos destaques recentes da camisa 10. Diego é rápido, habilidoso e costuma romper o sistema defensivo dos adversários com dribles. O meia também possui boa finalização, característica carente dos meias na atualidade.

GIOVANNI

O Messias, como é chamado pela torcida santista, é um atleta de extrema categoria. O ex-camisa 10 cansou de fazer gols em arrancadas do meio-campo, driblando vários adversário. Finalizações e assistências precisas também fazem parte do repertório do craque, que brilhou na Europa.

ZÉ ROBERTO

Após começar a carreira na lateral esquerda e ser deslocado para o meio-campo no futebol alemão e na seleção brasileira, defendeu o Santos em 2006, atuando bastante adiantado, quase como um atacante na equipe de Vanderlei Luxemburgo. Zé Roberto encantou a torcida em poucos meses de clube, e marcou ‘gols de placa’ com a camisa santista.

PITA

Meia clássico e o principal nome da primeira geração dos Meninos da Vila, campeã brasileira de 1978. Articulador com excelente visão de jogo e bom cobrador de faltas, também fez parte do time vice brasileiro de 1983.

HUMBERTO

Jogador que chegou no Santos como contrapeso na negociação que trouxe Zé Sérgio à Vila em troca de Pita. Dono de excelente arremate de fora da área, fez o cruzamento para o gol de Serginho Chulapa que selou o título paulista de 1984.

MENDONÇA

Foi contratado no auge das vacas magras, em 1987, após excelente passagem pelo Botafogo. Muito bom nas bolas paradas, não contava com ajuda no ataque para concluir os lançamentos que fazia.

CUCA

Meia raçudo, fez excelente Campeonato Paulista de 1993, formando ataque com Almir e Guga. Torneio que, por pouco, o Santos não chegou á final. Conseguia chegar na área com força física e fazia muitos gols.

JORGINHO

Homem de confiança na primeira passagem de Emerson Leão pelo Santos está na história do Santos por ter feito o gol 10.000 do clube em todos os tempos. Bom finalizador, sabia cadenciar o jogo e fez parte do elenco campeão da Conmebol de 1998.

AÍLTON LIRA

O ex-craque santista jogou muito mais com a camisa 8, mas não podia ficar de fora da lista, já que teve grandes atuações vestindo a camisa 10 do Santos. Habilidoso, Lira tinha uma ‘canhota’ precisa, e foi um dos maiores batedores de falta da história do futebol brasileiro.