Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Conmebol estudou tirar final da Libertadores do Maracanã por alto custo

Maracanã, palco da final da Libertadores em 30 de janeiro de 2021 - Divulgação
Maracanã, palco da final da Libertadores em 30 de janeiro de 2021 Imagem: Divulgação

Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/01/2021 04h00

A final da Copa Libertadores está confirmada para o Maracanã, no próximo dia 30. O local, no entanto, não foi exatamente uma certeza ao longo dos últimos meses. Diante de uma pandemia,a Conmebol cogitou algumas vezes tirar a decisão do icônico estádio carioca e apostar em um evento menor, em Assunção, no Paraguai, perto de sua sede. O objetivo era claro: reduzir custos.

A confederação sul-americana entende que mobilizar pessoal e preparar o estádio com capacidade para quase 80 mil pessoas demanda trabalho e custos maiores. Sem púbico, isso perderia o sentido - na visão dos cartolas. Debatido ainda no meio de 2020, o assunto voltou à pauta na última semana. Mudar toda a logística a um mês da final, no entanto, foi opção descartada por organizadores e até CBF, que responde por parte do trabalho.

Representantes da parte comercial da Conmebol ainda alertaram para o desgaste de uma terceira mudança de local de final em três anos - em 2018, o jogo de volta entre Boca e River foi para Madrid após episódios de violência em Buenos Aires; em 2019, a final saiu de Santiago para Lima por protestos no Chile. Voto vencido, o presidente da entidade, Alejandro Domínguez, não escondeu a chateação por não trocar a sede e ainda "perder" o Maracanã para uma futura possibilidade.

D'Alessandro no Uruguai: Ex-River e Recoba influenciaram

A contratação de D'Alessandro pelo Nacional-URU tem dois grandes arquitetos, nos bastidores. Ivan Alonso, ex-atacante do River Plate e companheiro de D'Alessandro em 2016, faz parte da atual diretoria do clube de Montevidéu. Foi ele quem abriu as tratativas. Mas a palavra de Álvaro Recoba, ex-meia uruguaio e amigo do argentino, também pesou. Em Montevidéu, o ex-camisa 10 do Internacional procura jogar com frequência e concluir a transição para o fim da carreira. Marcelo Gallardo, treinador do River Plate, fez caminho parecido em 2011. (Por Jeremias Wernek)

Braz firma posição em eleição do Fla: Landim ou escolhido do presidente

Um dos principais cabos eleitorais da eleição do Flamengo, Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, já firmou sua posição no pleito rubro-negro marcado para dezembro deste ano. Leal ao presidente Rodolfo Landim, Braz decidiu que marchará ao lado do presidente. Caso Landim opte por não tentar uma reeleição, Braz, que rechaça uma candidatura própria, pedirá votos parta o candidato que for escolhido pelo atual mandatário para sua sucessão. Apesar de não fazer parte do grupo mais próximo de Landim, o vice é muito grato a ele, que sempre lhe deu suporte e apoiou sua empreitada por uma cadeira na Câmara dos Vereadores. (Por Leo Burlá)

Atlético-MG tem que pagar 50% do restante do contrato como multa a Mattos

O Atlético-MG optou pela demissão de Alexandre Mattos do cargo de diretor-executivo de futebol na manhã de ontem (4). A multa do ex-dirigente na Cidade do Galo é de metade do restante do contrato que ele tinha em vigor. O acordo se encerraria em dezembro de 2021. O dirigente, portanto, tem direito a faturar 50% do que ainda seria pago pelo vínculo que tinha mais 12 meses de duração. Os valores não são revelados pelas partes, mas o antigo executivo atleticano exige o recebimento total do montante após a demissão. Em crise financeira, o clube terá mais esse compromisso assumido neste ano. Ainda não houve negociação para a forma de pagamento do débito com o agora ex-dirigente. (Por Guilherme Piu e Thiago Fernandes)

Coordenador de campanha de Casares se torna secretário-geral do São Paulo

Coordenador da campanha de Julio Casares à presidência do São Paulo, Douglas Schwartzmann assumiu um cargo na nova gestão do clube. O conselheiro vitalício será secretário-geral do atual mandato. A decisão foi tomada antes mesmo da posse, na última sexta-feira (1). O cargo de Douglas à frente do Tricolor paulista será mais político. Ele terá que lidar com membros da diretoria e também com conselheiros. Por ser integrante do Conselho Deliberativo, o novo dirigente não será remunerado. (Por Thiago Fernandes)

Renato Gaúcho ganha folga estendida no Grêmio e volta hoje

Renato Gaúcho ganhou uma folga de Ano Novo estendida. O treinador foi autorizado pelo Grêmio a permanecer no Rio de Janeiro até segunda-feira (4) e se reapresenta no CT Presidente Luiz Carvalho hoje. O elenco voltou às atividades um dia antes, com bateria de testes para Covid-19 e trabalhos físicos. O Grêmio encara o Bahia na quarta-feira, às 19h15 (horário de Brasília), pela 28a rodada do Campeonato Brasileiro. (Por Jeremias Wernek)

Atlético-MG comunica compra do lateral direito Talison por R$ 200 mil

O lateral direito Talison, emprestado ao Atlético-MG até fevereiro deste ano, terá 70% de seus direitos econômicos adquiridos pelo clube ao fim do acordo de empréstimo a pedido de Jorge Sampaoli. Os mineiros estão dispostos a pagar R$ 200 mil ao PSTC, do Paraná, conforme estabelecido em contrato, para contar com o jovem em definitivo e já fizeram a comunicação oficial. A contratação é uma solicitação da comissão técnica do elenco profissional. Sampaoli crê que o atleta pode substituir Guga em eventuais necessidades. Mariano é outra possibilidade. Um clube da Arábia Saudita fez consulta pelo jogador recentemente, mas o Atlético exercerá a preferência de compra do jovem de 20 anos, que esteve três jogos do time principal em 2020. (Por Guilherme Piu e Thiago Fernandes)