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Empresa tem dificuldade na Europa e vende direitos do BR no Caribe

Taça do Campeonato Brasileiro - Divulgação/CBF
Taça do Campeonato Brasileiro Imagem: Divulgação/CBF

Gabriel Vaquer

Do UOL, em Aracaju (SE)

03/12/2020 04h00

A Global Sports Rights Management (GSRM) anunciou que vendeu os direitos internacionais de transmissão do Brasileirão por três anos para a Flow Sports, que vai distribuir os jogos dos times brasileiros para 28 países do Caribe - entre eles, Jamaica, Trinidad e Tobago e Barbados. O acordo girou na casa de 1,5 milhão de dólares (R$ 7,8 milhões no câmbio atual). O valor é baixo porque o Brasileirão ainda é considerado um torneio periférico no mundo da bola. Serão três jogos ao vivo por semana, além de melhores momentos e bastidores das partidas.

Por ano de contrato, a GSRM garante um mínimo de 52,2 milhões de reais para os clubes da Séries A e B dividirem entre si. O valor total que será pago é de US$ 40 milhões até 2023. A De Primeira apurou que existem negociações ativas com empresas da América Central. Mesmo com diversas tentativas, a GSRM tem encontrado dificuldade para negociar com TVs e plataformas para Europa e Ásia, os maiores mercados financeiros de futebol. Acordos foram fechados no continente europeu em países como Portugal, Eslovênia e Bósnia, que não são grandes centros financeiros.

Após a matéria, a empresa enviou a seguinte nota: "A Global Sports Rights Management (GSRM) esclarece que os Campeonatos Brasileiros das Séries A e B já estão disponíveis em todos os países do mundo fora do Brasil, incluindo a Europa, por meio da plataforma Fanatiz. Além disso, e ao contrário do que diz a reportagem, também já existem novos contratos fechados para a exibição do torneio, tanto via streaming como em TV paga, em países europeus, entre eles Portugal, Albânia, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Kosovo, Macedônia do Norte, Montenegro, Sérvia e Eslovênia. Apesar de contrato ser protegidos por cláusulas de confidencialidade, destacamos que não procede a informação publicada sobre os valores da parceria com a Flow Sports que estão descritos na matéria.

Importante, ainda, mencionar que a GSRM assumiu a comercialização dos direitos internacionais do Brasileirão em agosto deste ano e tem grandes expectativas para ampliar a visibilidade do torneio no Exterior no decorrer dos próximos quatro anos. Há algumas semanas, além do contrato com a Flow Sports, a GSRM também anunciou uma parceria com a Dugout, plataforma digital que pertence aos 10 maiores clubes de futebol do mundo e recebe visitas de 400 milhões de usuários por mês"

(Por Gabriel Vaquer)

Pressionado, médico pediu um mês para zerar DM do Fla

No olho do furacão do Flamengo, o departamento médico do clube passou por profunda reformulação e colocou em xeque o trabalho de recuperação de lesão de atletas. Após intenso questionamento, Márcio Tannure, chefe do setor, prometeu, no início de novembro, devolver todos ao campo após o prazo de um mês pedido até que os novos contratados se adaptassem aos processos. Pressionado, Tannure externou à cúpula de futebol rubro-negra que o início seria complicado, mas esse tempo mínimo era necessário para colocar as coisas nos trilhos. No momento, ele argumenta que o único jogador entregue 100% aos médicos é o volante Thiago Maia, que será submetido a uma cirurgia no joelho. Entretanto, o fato de o time ainda não ter todos os atletas em 100% das condições gera novos questionamentos internos. Gabigol, por exemplo, ainda faz trabalho de reequilíbrio muscular. Pedro, por sua vez, não está 100%. O assunto ainda gera desconforto internamente. (Por Leo Burlá)

Fox lidera Ibope com Fla. "Linha de Passe" bate recorde do ano

Os canais esportivos da Disney registraram boas audiências na última terça-feira (1) com a noite movimentada Libertadores. Com jogos ao vivo e pós-jogo repercutindo a eliminação do Flamengo contra o Racing no torneio, Fox Sports e ESPN lideraram os índices da TV paga. A De Primeira apurou que a transmissão do jogo, narrado por João Guilherme e comentado por Mauro Cezar e Zinho, marcou sete pontos de média com picos de nove no PNT (Painel Nacional de Televisão - medição dos 15 principais mercados aferidos pelo Ibope). Foi o segundo maior índice da Disney no ano - Barcelona (Equador) x Flamengo, em 22 de setembro, marcou o recorde. Mais cedo, também na terça, Santos x LDU teve média superior a três pontos e picos de cinco. Por causa da noite quente, o pós-jogo da Fox Sports foi vice-líder geral da TV paga em seu horário e primeiro lugar entre homens com TV paga, segundo o Ibope. Quem se deu bem também foi o "Linha de Passe", da ESPN Brasil. Repercutindo a saída do Rubro-Negro, o tradicional debate fechou com 1.6 ponto de média e picos de 2.5 pontos no PNT, marcando seu maior índice em 2020. (Por Gabriel Vaquer)