Topo

Giroud compensa noite ruim de Mbappé e sai da sombra de Benzema

Giroud recolocou França na frente na partida contra a Inglaterra pela Copa do Mundo - FRANCK FIFE / AFP
Giroud recolocou França na frente na partida contra a Inglaterra pela Copa do Mundo Imagem: FRANCK FIFE / AFP

Rodrigo Mattos

Colunista do UOL em Doha

10/12/2022 18h13

Classificação e Jogos

A lesão de Benzema na véspera da Copa do Mundo ligou o alerta na França, já que seu substituto, Giroud, vinha de um Mundial sem gols na Rússia. O atacante, porém, tem construído uma história diferente no Qatar: marcou quatro gols, e se tornou o herói da classificação francesa paras as semifinais, em vitória por 2 a 1 diante da Inglaterra.

Este foi um jogo peculiar para o esquadrão da França. Dominante sempre que usou titulares, o time teve bastante dificuldade diante da equipe de Southgate. A Inglaterra teve mais posse de bola e mais conclusões, amassando o campeão do mundo na parede.

Um dos motivos foi o bloqueio de Mbappé. O time inglês usou Walker, que é bom marcador, para tirar espaços do atacante, auxiliado por Saka. O ponta do Arsenal foi um dos destaques da partida, tanto defensivamente quanto ofensivamente.

A única arrancada do craque francês mais produtiva foi no primeiro gol francês. Mesmo assim, foi mais para gerar espaço e tocar a bola para permitir a conclusão de Tchouámeni.

Já Giroud esteve impecável nas bolas na frente e atrás, tanto ajudando sua defesa quanto na frente. Já tinha conseguido superar duas vezes a defesa inglesa e concluído a gol com eficiência antes de fazer o gol. Nas duas, parou em Pickford.

Foi preciso, enfim, um cruzamento extremamente preciso de Griezmann para a cabeçada do atacante francês. Ele ganhou a disputa com Stones no alto.

frança - Anne-Christine POUJOULAT / AFP - Anne-Christine POUJOULAT / AFP
Giroud comemora com Mbappé gol da França sobre a Inglaterra
Imagem: Anne-Christine POUJOULAT / AFP

"Conseguimos trabalhar muito bem na defesa e isso me lembrou um pouco a Bélgica de 2018. Eu tentei cadenciar o jogo. A gente tem que ter fé. Eu sabia que teria uma chance a mais, o Griezmann me deu uma bola ótima e estou muito orgulhoso da nossa seleção", disse o atacante francês após o jogo.

"Foi um jogo incrível. A gente conhecia o potencial desses jovens ingleses, eles jogaram muito bem também e nós impusemos um jogo sólido. Orgulho total dessa seleção francesa, e espero que a gente vá o mais longe possível", completou o jogador.

O tento de hoje foi o quarto gol de Giroud em cinco jogos. Ele já é o maior artilheiro da história da seleção francesa. E sai da sombra do eleito melhor jogador do mundo.

Quem vai ser campeão da Copa do Mundo? Vote!

Enquete encerrada

Total de 7283 votos
20,07%
Stefan Matzke - sampics/Corbis via Getty Images
12,32%
Kirill KUDRYAVTSEV / AFP
5,84%
Matthias Hangst/Getty Images
1,25%
Alex Grimm/Getty Images