Topo

Islândia

Estreia da Islândia na Copa teve 99% de audiência na TV, diz federação

Torcida da Islândia durante partida contra a Argentina - Kai Pfaffenbach/Reuters
Torcida da Islândia durante partida contra a Argentina
Imagem: Kai Pfaffenbach/Reuters

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/06/2018 08h54

É inegável a façanha da Islândia, um país com pouco mais de 300 mil habitantes e que obteve uma vaga na Copa do Mundo. A classificação para a principal competição mobilizou praticamente toda a população, e os números de audiência da estreia dos europeus contra a Argentina (empate por 1 a 1) confirmam como os nórdicos estão envolvidos com o torneio.

Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- Islandês vira febre e ganha mais de 300 mil seguidores após estreia

Segundo dados divulgados pela Federação Islandesa de Futebol, o jogo do último sábado contra a Argentina teve audiência maciça - 99,6% das televisões ligadas estavam sintonizadas na partida.

O dado estatístico até gerou uma brincadeira por parte do atacante Finnbogarson, que pegou a mensagem e respondeu que os "outros 0,4% estavam em campo", referência aos próprios jogadores islandeses.

Milhares de islandeses estão na Rússia para prestigiar a estreia da seleção em Mundiais. O empate contra a Argentina coloca a Islândia na briga por uma vaga nas oitavas de final da competição.

O segundo compromisso, que pode bater o recorde de audiência pelo resultado considerado positivo na estreia – afinal, o time parou Messi e companhia -, está agendado para o dia 22, data do jogo contra a Nigéria.

A Islândia ainda encara a Croácia em 26 de junho, pelo fechamento do grupo D da Copa do Mundo.

Islândia