Perrone

Perrone

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Abel exagera no peso dado ao dia a mais de descanso para o Santos

Abel Ferreira tem razão ao dizer que Palmeiras e Santos deveriam ter jogado no mesmo dia nas semifinais do Campeonato Paulista. Assim, as duas equipes teriam o mesmo período de descanso e de preparação antes da final. Porém, o destaque que o treinador palmeirense deu a esse assunto em sua entrevista coletiva aumenta o peso que um dia de diferença teve no resultado do primeiro jogo da final do Paulistão.

Abel exagerou ao repetir o tema várias vezes após a vitória santista por 1 a 0, no último domingo (31), na Vila Belmiro.

"Claro que o adversário correu mais que nós, estava mais fresco. 1 a 0 para eles, parabéns para eles" e "isso não é desculpa, é fato. O adversário teve três dias de descanso e o Palmeiras dois" foram algumas das afirmações do português.

A ênfase dada pelo palmeirense ao assunto pode sugerir que o Santos venceu principalmente porque descansou um dia a mais. Acreditar nisso é minimizar os méritos da equipe de Fabio Carille e os defeitos do Alviverde no jogo.

O time do litoral paulista foi superior tecnicamente e taticamente até por volta da metade do segundo tempo. Esse foi o principal motivo para o triunfo santista.

Tanto é que na parte final do segundo tempo, após as mudanças feitas por Abel, o Alviverde encurralou o Santos na defesa. Ou seja, nesse momento, o que faltou foi competência técnica para fazer o gol, não fôlego.

Como na semifinal diante do Novorizontino, o Palmeiras foi mal na etapa inicial e melhorou no segundo tempo. Existem sinais de queda de rendimento da equipe de Abel. O desgaste físico, sobretudo de jogadores que participaram da data Fifa com suas seleções, pode fazer parte do problema. Mas não é crível que tenha tido peso fundamental na forma como Novorizontino e Santos dominaram taticamente o Palmeiras em parte dos dois jogos.

A briga de Abel por um calendário racional é justa e necessária. Porém, a agenda pesada não pode mascarar os erros de sua equipe e os méritos dos adversários.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes