Topo

Duas derrotas e só 8 gols sofridos. Ilha é arma do Fla na reta final do BR

Torcida do Flamengo faz a festa na Ilha do Urubu, o "caldeirão" rubro-negro em 2017 - Gilvan de Souza/ Flamengo
Torcida do Flamengo faz a festa na Ilha do Urubu, o "caldeirão" rubro-negro em 2017 Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/10/2017 04h00

O Flamengo tem uma casa há quatro meses. Provisória, é verdade, mas que se transformou em um trunfo na temporada. Nesta quinta-feira (19), o Rubro-negro volta ao alçapão da Ilha do Urubu, às 21h (de Brasília), para encarar o Bahia, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. E o estádio é um ponto forte do clube carioca na reta final da competição.

Desde 14 de junho, quando o antigo Luso-Brasileiro foi reinaugurado de vermelho e preto, o Flamengo disputou 14 jogos por lá. Foram apenas duas derrotas (Grêmio e Vitória) e oito gols sofridos. O aproveitamento no estádio é de 76% - houve ainda dez vitórias e dois empates.

Com a meta de 62 pontos definida para chegar à fase de grupos da Copa Libertadores via Brasileirão, o Flamengo terá pelo menos mais quatro jogos na Ilha do Governador nas dez rodadas restantes - o clássico contra o Vasco está marcado para o estádio, mas pode ser transferido para o Maracanã por questão de segurança.

Além do Bahia, Cruzeiro, Corinthians e Santos serão os adversários no Rio de Janeiro. Vitórias são importantíssimas por conta do critério de desempate no Campeonato Brasileiro e o Flamengo sabe que precisa somá-las, principalmente em razão de ser o time com menos triunfos (apenas 11) entre os que disputam uma vaga na competição continental do próximo ano.

Se vencer todos os jogos na Ilha do Urubu, o Rubro-negro, que hoje tem 43 pontos, terá percorrido boa parte do caminho para cumprir a meta estipulada pelo departamento de futebol. Os compromissos não são simples, mas a confiança está em uma alternativa encontrada pelo clube para fugir dos elevados custos do Maracanã e que tem funcionado no aspecto técnico.

“Retornar à Ilha do Urubu é excelente. Teremos o torcedor ao lado e isso é um fator fundamental neste momento. Esperamos um jogo complicado contra o Bahia. O Flamengo precisará estar em seu melhor para conseguir a vitória, principalmente porque o adversário vem de um triunfo importante [vitória sobre o líder Corinthians]”, afirmou o meia Diego.

O Flamengo entrará em campo com o time considerado ideal na expectativa de triunfar e iniciar com sucesso o planejamento para a reta final do Campeonato Brasileiro. O Rubro-negro aposta na boa fase do goleiro Diego Alves e no trio Diego, Everton Ribeiro e Guerrero.

FLAMENGO X BAHIA

Data/hora: 19/10/2017, às 21h (de Brasília)
Local: Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Marcelo Aparecido R de Souza (SP)
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)

Flamengo
Diego Alves; Pará, Réver, Juan e Trauco; Cuéllar, Willian Arão e Diego; Everton Ribeiro, Everton e Guerrero
Técnico: Reinaldo Rueda

Bahia
Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba; Edson e Renê Júnior; Zé Rafael, Vinícius e Mendoza; Edigar Junio
Técnico: Paulo Cézar Carpegiani