Topo

Fórmula 1

GP de Portugal: treinos livres têm Mercedes na ponta e problema em bueiro

Início da 2ª sessão em Portimão sofreu atrasos por conta de reparos em uma tampa - Reprodução/Twitter
Início da 2ª sessão em Portimão sofreu atrasos por conta de reparos em uma tampa Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

30/04/2021 09h44Atualizada em 30/04/2021 12h24

Os treinos livres do GP de Portugal de Fórmula 1, realizados na manhã de hoje, foram marcados pela Mercedes na ponta, estreante na pista e problemas em uma tampa de bueiro, fato que atrasou o início da parte final do evento.

Na primeira parte da sessão, o finlandês Valteri Bottas, da Mercedes, superou por pouco Max Verstappen, da Red Bull, e garantiu o melhor tempo entre os 20 pilotos - Lewis Hamilton terminou apenas em 5°.

A parte final teve Hamilton como dono do melhor tempo (1m19s837), seguido de Verstappen e Bottas.

O UOL Esporte fez um resumo do que aconteceu em Portimão na manhã de hoje. Confira:

Bottas começa na ponta

Depois de abandonar o GP da Emilia Romagna em um choque com Russell, Valteri Bottas iniciou os treinos livres com o pé direito.

O finlandês fez, na manhã de hoje, o melhor tempo da 1ª sessão do circuito, com volta mais rápida de 1m19s648. Max Verstappen, da Red Bull, ficou logo atrás do piloto da Mercedes, com tempo de 1m19s673.

Sergio Perez, parceiro de Verstappen, fechou o top 3 com 1m19s846, seguido da Ferrari de Charles Leclerc (1m19s884).

Lewis Hamilton, companheiro de equipe de Bottas, ficou apenas na 5ª colocação da sessão com tempo de 1m19s967. Gasly, Russell, Norris, Sainz e Ocon fecharam o grupo dos dez primeiros colocados.

Um dos destaques da etapa ficou para Callum Ilott, vice-campeão da F2 no ano passado. Ele estreou na categoria e substituiu Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, fazendo volta mais rápida do que Mick Schumacher, Nicholas Latifi e Nikita Mazepin.

Atraso em nova sessão

Um fato inusitado atrasou o início da 2ª sessão em Portimão. Assim como no ano passado, algumas tampas de bueiro estavam soltas e precisam ser reparadas pelos responsáveis pelo GP. A etapa começou 10 minutos além do previsto.

Com bandeira verde, coube a Mazepin protagonizar uma das poucas cenas relevantes da sessão: o russo perdeu o controle do carro e saiu da pista ainda nos cinco primeiros minutos - ele, no entanto, não chegou a bater.

Ainda teve tempo para Kimi Raikkonen, Yuki Tsunoda e Hamilton - piloto mais rápido da sessão com 1m19s837 - "derraparem" em uma das curvas do circuito, mas ambos não tiveram maiores problemas.

Fórmula 1