Topo

Fórmula 1

Em 1000º GP, Ferrari volta a sorrir e coloca Leclerc em 5º lugar no grid

Ferrari não colocava um carro no Q3 desde o GP da Espanha; em Monza, Vettel caiu no Q1 - Mark Thompson/Getty Images
Ferrari não colocava um carro no Q3 desde o GP da Espanha; em Monza, Vettel caiu no Q1 Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/09/2020 12h24

O treino de classificação para o Grande Prêmio da Toscana deu à Ferrari algum motivo para comemorar: o quinto lugar de Charles Leclerc no grid de largada. Ao mesmo tempo, correndo em casa e disputando o 1000º GP de sua história, a equipe ainda tem algumas dores de cabeça.

Na classificação de hoje em Mugello, Leclerc conseguiu uma vaga abrindo a terceira fila, enquanto Sebastian Vettel é apenas o 14º no grid. É a primeira vez que a Ferrari consegue voltar ao Q3 desde o GP da Espanha, há cerca de um mês - na ocasião, o próprio monegasco foi o nono do grid, duas posições à frente de Vettel.

Na prova seguinte, em Spa-Francorchamps, os dois pilotos caíram no Q2, com Leclerc em 13º e Vettel em 14º. O cenário foi ainda mais dramático no GP da Itália, com o alemão eliminado no Q1 e largando em 17º, enquanto seu companheiro foi apenas o 13º do grid.

Sem pontuar nas duas últimas corridas, a Ferrari tenta um final de semana mais especial em Mugello. E Leclerc, atrás apenas dos carros de Mercedes e Red Bull no grid, se disse "muito, muito feliz" com a volta que fez na última parte do treino de classificação, que dá a ele a chance de brigar por posições melhores na prova de amanhã.

"A quinta posição foi, definitivamente, acima de nossas expectativas", comemorou o monegasco, segundo o site da revista Autosport. "Monza e Spa foram extremamente difíceis para toda a equipe (...). Mas, aqui, conseguimos o acerto correto e o carro esteve muito bom. Estamos devendo em performance para lutar com os caras à frente, mas o balanço hoje esteve muito bom", elogiou.

Sebastian Vettel, por sua vez, não chega ao Q3 desde o GP da Inglaterra, quarta etapa da temporada, quando largou em décimo. O GP da Toscana é a nona prova do ano.

"Tentamos fazer tudo que podíamos para entender um pouco melhor o carro", disse o alemão, também segundo a Autosport. "Tento tudo que posso para adaptar, mas acho que ainda há o que fazer", resignou-se.

Fórmula 1