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Como festa milionária da Mercedes se tornou um "Armageddon" na Alemanha

Hamilton chegou a ficar em último, mas passou as Williams e terminou em 11º - Christof Stache / AFP
Hamilton chegou a ficar em último, mas passou as Williams e terminou em 11º Imagem: Christof Stache / AFP

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Hockenheim (ALE)

29/07/2019 12h00

Era para ser um final de semana de festa para a Mercedes, para o qual eles inclusive tinham pagado caro, pelo menos 20 milhões de euros, mas acabou como a pior corrida da equipe em mais de um ano, com apenas dois pontos conquistados por Lewis Hamilton e com Valtteri Bottas batendo a poucas voltas do final.

Como a Mercedes queria celebrar os 125 anos de envolvimento no esporte a motor durante o GP da Alemanha deste ano, a marca financiou a realização da prova, assumindo o pagamento da taxa que é cobrada dos promotores de corrida da Fórmula 1 para a realização de cada corrida, algo que os responsáveis pela pista de Hockenheim tentavam evitar justificando que havia tido prejuízo em anos anteriores. Trata-se de um problema que já vem de anos passados, desde que a pista de Nurburgring decidiu que não valia a pena manter o sistema de alternância com Hockenheim para servir como palco do GP da Alemanha.

Mas a Mercedes decidiu bancar a prova, tornou-se seu patrocinador máster, e armou sua festa, com direito a pintura especial no carro, funcionários usando roupas de época e contando com a presença dos acionistas. Além disso, assinou com a Netflix para que especificamente este fim de semana fosse documentado para a série "Dirigir para Viver", que mostra os bastidores da Fórmula 1.

"Estamos celebrando 125 anos aqui, com todos os acionistas e o pessoal do Netflix, e isso não influenciou de forma nenhuma", afirmou o chefe da equipe, Toto Wolff. "Provavelmente acabou dando mais conteúdo para eles do que qualquer outra corrida. Não vou usar a palavra vergonhoso. As corridas são assim e você às vezes tem de levar um tombo para aprender. São dias assim que nos tornam melhores. Temos de entender o que aconteceu e fazer as coisas de um jeito melhor. Este fim de semana terminou como um Armageddon para nós."

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Tudo começou bem para o time prateado, com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas nas duas primeiras colocações, em uma prova marcada pela chuva. Mas primeiro Hamilton bateu logo depois de colocar pneus de pista seca e a chuva apertar, ficando parado por quase um minuto nos boxes porque a equipe não estava preparada para recebê-lo.

"Foi um dia terrível para nós", disse Wolff. "Tudo começou bem, mas depois foi complicado tomar a decisão certa. Acho que foi no limite de trocar os pneus ou não. Tomamos a decisão errada em relação aos pneus. Eles não estavam prontos, o que pode acontecer quando há um acidente logo na entrada dos boxes, mas de qualquer jeito perdemos muito tempo com essa indecisão. Então precisamos melhorar isso. E daí em diante Lewis estava com a corrida comprometida."

Hamilton também acha que a leitura de estratégia da equipe foi errada. "O momento em que as coisas mudaram foi quando eles colocaram pneus de pista seca em mim quando estava chovendo. Eu tinha continuado na pista porque ainda estava molhado e estava tentando aguentar o máximo que podia com os intermediários e quando eles me chamaram dava para ver que tinha mais chuva a caminho, mas eles geralmente sabem mais do que eu no carro e, se eu tivesse dito para colocarem intermediários de novo e fosse a decisão errada, poderia ter custado caro. Mas eles me colocaram com os pneus de pista seca bem na hora que o Leclerc bateu, então o timing foi errado. Mas daí em diante foi como um dominó."

Mesmo assim, ele admitiu o erro pela batida, dizendo-se que "foi algo humano e não há muito mais a dizer sobre isso."

Hamilton ainda voltou à pista com chances de pódio, mas depois rodou novamente e teve de fazer uma troca a mais de pneus, e só marcou dois pontos porque 13 carros terminaram a prova e dois foram desclassificados depois da corrida devido a irregularidades no procedimento de largada.

Já Bottas perdeu uma grande chance de diminuir a desvantagem para Hamilton no campeonato, batendo sozinho no mesmo ponto da segunda rodada de Hamilton, e abandonando. Com isso, Hamilton acabou abrindo 41 pontos na liderança, em corrida vencida por Max Verstappen, que é o terceiro na tabela, 63 pontos atrás. Sem o financiamento da Mercedes ano que vem, o GP da Alemanha está fora do calendário de 2020.

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