Topo

Fórmula 1

Ela é da terra de Prost e tem 17 anos, mas corre com capacete de Senna

Piloto francesa Keira Adil, que corre com o capacete com as cores de Senna - Divulgação
Piloto francesa Keira Adil, que corre com o capacete com as cores de Senna Imagem: Divulgação

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres (ING)

31/05/2017 04h00

Ela nem teve tempo de ver Ayrton Senna correr. E ainda por cima nasceu e vive na terra de seu grande rival, Alain Prost. Mas Keira Adil, piloto de 17 anos da França, escolheu correr com um capacete muito semelhante ao do tricampeão brasileiro.

A história de Adil com o automobilismo e com Senna começa na sua infância, influenciada pelo pai, seu grande incentivador no esporte. “Comecei no kart aos 8 anos, mas desde mais cedo já assistia a vídeos de Senna e meu pai me mostrava os livros. Ele é meu modelo, o piloto que levo no coração”, disse a piloto ao UOL Esporte. E por que não Prost? “Prost era bom, mas Senna era mágico, um fenômeno”, o pai se apressa em responder.

Keira Adil - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Ela foi descoberta de maneira curiosa: estava andando em uma pista no sul da França, onde nasceu, quando a gerente do circuito lhe deu a chance de participar de uma corrida do campeonato local com a condição de que ela ficasse entre os 10 primeiros. E a piloto terminou as três baterias em 1º, 2º e novamente 1º.

A adolescente começou a se destacar no kartismo em 2015, quando chamou a atenção do piloto de rally Yohan Rossel. Na época, seu pai, apesar do empurrão inicial, resistia à vontade da filha de ser piloto, mas seus resultados o fizeram mudar de ideia: melhor estreante do campeonato da região sul da França, sendo a segunda colocada no geral, e primeira colocada no ranking feminino nacional. “O que ela se densevolveu em seis meses, vários pilotos demoram anos a conseguir”, disse o piloto da Citroen à imprensa francesa.

Os bons resultados continuaram no ano seguinte e Adil chegou a fazer testes em carros de fórmula, apoiados pela Renault, e teve a chance de correr no turismo, no Trophee Endurance, e na Seat Super Coppa. A mudança e as boas performances da estreante lhe abriram uma grande oportunidade: um teste em setembro, no circuito de Paul Ricard, para conseguir uma vaga na Porsche Carrera Cup júnior no ano que vem, estando entre os 10 pilotos selecionados para brigar por uma vaga.

Fórmula 1