Topo

Fórmula 1

O que esperar do GP: Mercedes vai para cima na largada e Massa luta por 5º

Will Taylor-Medhurst/Getty Images
Imagem: Will Taylor-Medhurst/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL

29/04/2017 14h45

A Mercedes não esperava ser batida pela Ferrari na classificação de um GP que dominou completamente nos últimos anos e Lewis Hamilton, que sai na quarta colocação, já reconhece que pode ser difícil reverter o quadro na corrida deste domingo na Rússia.

Sebastian Vettel vai largar em primeiro, ao lado do companheiro Kimi Raikkonen, na primeira dobradinha ferrarista desde o GP da França de 2008. O alemão evita assumir o favoritismo, mas sabe que a Scuderia demonstrou um ritmo mais forte que as Mercedes durante os treinos livres.

“O clima deve permanecer o mesmo e temos muitos motivos para estarmos animados para a corrida, começando pelo fato de largar na primeira fila. Espero que possamos continuar na mesma toada na corrida”, disse o alemão, ouvido pelo UOL Esporte em Sochi.

Lewis Hamilton, por sua vez, reconheceu que não está contente com o carro. O inglês larga apenas em quarto. “Só torço que tenhamos uma corrida entre nós quatro. Nossa simulação de corrida foi terrível e pode ser o mesmo no domingo, ou pode ser melhor. O carro mudou muito de sexta para a classificação, então vou descobrir na hora.”

A velocidade da Ferrari na classificação surpreendeu até os rivais, como Daniel Ricciardo afirmou ao UOL Esporte.

“Achei que a Mercedes seria um pouco mais veloz nessa pista, mas está apertado. Eles parecem estar muito fortes no momento. É bom para o esporte que a Mercedes está sendo ameaça e tomara que a corrida seja emocionante.”

Largada importante
É particularmente difícil para a Mercedes reverter o quadro devido ao baixo desgaste de pneus na Rússia, o que deve fazer com que as estratégias sejam muito parecidas. “Em termos de estratégia, há muito pouco que podemos fazer. Então temos que fazer alguma outra coisa melhor do que eles, seja na largada ou na troca de pneus em si. Vou para cima na largada. No geral, temos largado bem e tomara que isso possa fazer com que tenhamos um cenário interessante para as curvas 1 e 2.”

Felipe Massa é outro que chamou a atenção para a curva 2. “A curva 2 é um problema sério, a gente já viu muita coisa acontecendo ali, muitos toques. Na largada, como a reta é comprida, você pode ganhar ou perder.”

Red Bull x Williams
O australiano larga em quinto, ao lado de Felipe Massa na segunda fila, e acredita que lutará com o brasileiro por toda a prova.

“Pelo menos fico feliz de estar na frente, mas espero uma briga muito próxima com o Felipe e com o Max [Verstappen, que larga em sétimo]. Essa será a nossa briga, porque não temos ritmo para lutar mais à frente.”

Colocar-se entre as Red Bull foi um resultado até inesperado para Massa, que esperava perder um pouco em classificação e ganhar em ritmo de corrida. “Sabíamos que eles tinham um carro mais forte para a definição do grid, então estamos totalmente na briga até por posições mais à frente [do que nas últimas provas], aproveitando o fato de não ser uma pista muito boa para eles e por ser um circuito bom para o nosso carro”, disse o brasileiro.

A quarta etapa do campeonato da Fórmula 1 tem largada às 9h do domingo pelo horário de Brasília.

Fórmula 1