Topo

Fórmula 1

'Teria aproveitado mais o verão se soubesse', brinca Lewis após recuperação

Charles Coates/Getty Images
Imagem: Charles Coates/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Spa-Francorchamps (BEL)

28/08/2016 11h21

Lewis Hamilton chegou a dizer que não esperava sequer ficar dentro do top 10 depois de largar na penúltima colocação no GP da Bélgica, em uma etapa na qual a Mercedes optou por sofrer uma punição e ‘estocar’ motores novos para que o inglês complete tranquilamente a temporada. Mas a realidade no domingo foi bem mais positiva: com o terceiro lugar, o piloto acabou perdendo apenas 10 dos 19 pontos que tinha de vantagem para o companheiro Nico Rosberg, que venceu a prova, e se disse no lucro.

“Na verdade, estou na frente dos demais em termos de motores novos depois de ter usado três durante o final de semana. Foi um dia incrível, um clima ótimo, os fãs e uma grande corrida. Claro que foi um final de semana bem diferente do que estamos acostumados. Até para os caras da garagem, que tiveram de trocar o motor três vezes. Então sair daqui com tantos pontos é algo que deveria deixar todos orgulhosos na equipe.”

Hamilton revelou que sua abordagem durante o final de semana foi importante para as 18 posições ganhas durante a prova, um novo recorde para o GP da Bélgica.

“Não sabia o que ia acontecer na corrida, então trabalhei bastante no acerto para a corrida e deu certo. Eu teria tido até um verão melhor se soubesse que estaria nove pontos na frente mesmo depois de trocar três motores.”

A performance de Hamilton mereceu até a parabenização de Rosberg no pódio. O alemão disse que o companheiro fez “uma prova memorável” e celebrou a vitória, mesmo reconhecendo que teve sua vida facilitada pelos problemas do inglês.

“Foi ótimo vencer em um circuito tão lendário, mas o fato de Lewis ter largado atrás fez com que as coisas fossem mais fáceis. Sempre há pressão na largada e no começo da corrida Daniel era mais rápido, mas depois foi uma corrida tranquila, até porque Lewis não estava por perto. Ele vai estar de volta no próximo final de semana e teremos uma briga muito forte na Itália. Não estou desapontado por estar nove pontos atrás. Foi um bom final de semana para mim e Lewis fez um grande trabalho para chegar em terceiro.”

Fórmula 1