Topo

Fórmula 1

Chefe da RBR vê semelhança 'sinistra' entre a sensação Verstappen e Vettel

Dan Istitene/Getty Images
Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Barcelona (ESP)

20/05/2016 06h00

O chefe da Red Bull, Christian Horner, já lidou com muitos pilotos talentosos em sua carreira, tanto trabalhando na organização que mais tem revelado pilotos na Fórmula 1, quanto quando chefiava equipes nas categorias de base. Porém, para o britânico, só um deles se assemelha com sua grande ‘cria’, Sebastian Vettel: Max Verstappen.

Ouvido pelo UOL Esporte após a primeira vitória do holandês na F-1, Horner disse que até os ex-mecânicos de Vettel, que pilotou na Red Bull de 2009 a 2014, se assustam com as semelhanças.

“É muito sinistro, na verdade, porque ele tem muitas semelhanças com Sebastian. Os mecânicos estavam me dizendo que até a maneira como ele levanta o joelho para entrar no carro - e o lado em que entra no carro - é parecido. Há muitas semelhanças, mas ele também tem uma identidade”, descreveu o dirigente.

“Ele é um cara muito maduro - você jamais pensaria que ele tem 18 anos. Ele é o primeiro piloto que comando de quem eu poderia - legalmente - ser o pai. Ele tem nos impressionado muito. Não dá para melhorar, na verdade.”

Empolgado com a demonstração de maturidade do piloto de apenas 18 anos, que se tornou, no último domingo, o mais jovem vencedor de um GP, batendo justamente Vettel, que vencera na Itália em 2008 aos 21 anos, Horner acredita que Verstappen ainda pode fazer muito mais na F-1.

“O que mais impressionou no GP foi a calma. Mesmo com Kimi a menos de um segundo, ele em determinado momento pediu calmamente via rádio ‘vocês podem pedir para que Charlie dê bandeiras azuis?’. Ter esse nível de compostura e confiança geralmente é um sinal de um grande futuro.”

Fórmula 1