Topo

Fórmula 1

Red Bull volta a ser temida por rivais após vitória e pode ameaçar Mercedes

 Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Barcelona (ESP)

18/05/2016 06h00

O acidente entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg certamente foi fundamental para a Red Bull ter conquistado sua primeira vitória na Fórmula 1 desde agosto de 2014. Porém, a evolução demonstrada pela equipe no GP da Espanha, pista em que os carros bons costumam se sobressair devido às características do traçado, acendeu uma luz de alerta nos rivais. Ainda mais sabendo que a Renault prepara uma atualização para os motores com a qual o time de Daniel Ricciardo e Max Verstappen espera, inclusive, ameaçar a Mercedes.

“O que está vindo por aí para as próximas corridas nos dá mais esperança”, disse Christian Horner, ouvido pelo UOL Esporte em Barcelona. “Se tivermos o que está sendo prometido, será algo que vai nos colocar em posição de disputar pelo menos com as Ferrari em todos os circuitos. E, tomara, podemos começar a diminuir a diferença para a Mercedes em determinados circuitos.”

Acredita-se que a Red Bull tenha um chassi tão bom quanto o da Mercedes e que a diferença observada hoje seja muito em função da superioridade do motor alemão. Por isso, em pistas nas quais a potência conta menos, a tendência é o rendimento se aproximar. “Daniel se classificou a 0s7 de Hamilton, o que é o mais próximo que alguém conseguiu nos últimos 12 meses - e em uma pista como esta, o que é uma ótima notícia. Então quaisquer décimos que conseguirmos com uma nova unidade de potência serão bem-vindos”, disse Horner.

A atualização está inicialmente programada para o GP do Canadá, no início de junho, mas pode vir já na próxima etapa, em Mônaco. “Veremos como será no teste, e se tivermos qualquer chance de sermos mais competitivos já em Mônaco, vamos aceitar. Mas essa é uma decisão da Renault.”

Do lado da Mercedes, o chefe Toto Wolff reconheceu que existe um temor por parte do time. “Nunca os subestimamos. O carro mostrou ser muito bom aqui [na Espanha] e, com o update esperado para o motor e o ganho de performance que deve vir junto, eles serão um rival de verdade. Estamos levando-os a sério.”

Para Felipe Massa, contudo, ainda que o chassi da Red Bull ainda não seja tão forte quanto o da Mercedes, quanto menor a influência dos motores - como deve ocorrer a partir do ano que vem, quando a F-1 adotará um novo regulamento - melhor para os tetracampeões entre 2010 e 2013.

“É a equipe que mais quer a mudança do regulamento. Nesse mundo do regulamento não tem essa de ‘vou mudar para melhorar o show’, ainda mais entre os chefes de equipe. Cada um pensa no seu e a Red Bull é a equipe que mais empurra para mudar o regulamento aerodinâmico porque é o forte deles”, disse o brasileiro ao UOL Esporte.

Fórmula 1