Topo

Fórmula 1

Hamilton vê mudanças 'sem sentido' na F-1 e pede que pilotos sejam ouvidos

Sergio Perez/Reuters
Imagem: Sergio Perez/Reuters

Do UOL, em São Paulo

26/02/2016 06h35

Tricampeão do mundo e grande nome da Fórmula 1 nos últimos anos, tendo conquistado os títulos de 2014 e 2015, Lewis Hamilton se disse descontente com os caminhos do esporte. E reclamou da falta de atenção que os dirigentes dão à opinião dos pilotos na hora de propor mudanças para a categoria.

Os comandantes anunciaram nesta semana uma série de medidas para aumentar a competitividade do campeonato, que vem sendo dominado pela Mercedes desde a introdução do novo regulamento, no início de 2014. Porém, as novidades, que incluem mudanças no sistema de classificação e nos carros, desagradam Hamilton.

“Essas ideias que estão surgindo não são boas. Não acho que isso vai melhorar o espetáculo para os fãs e esse deveria ser nosso objetivo. Os pilotos deveriam ser mais consultados e envolvidos. Temos algumas ideias do que poderia ser melhor. Sabemos o que não é bom no carro, especialmente os pilotos que estão aqui há 10, 15 anos”, defendeu o inglês, que se prepara para sua décima temporada na categoria.

Uma das ideias criticadas por Hamilton é a criação da premiação para o piloto do dia, após votação dos fãs. “Isso não me soa bem. Parece algo sem sentido. Não tenho coisas positivas para dizer sobre isso.”

Em relação à nova classificação, com eliminações a cada 1min30 em um complicado sistema, o tricampeão quer esperar até a primeira corrida, na Austrália, dia 20 de março. “Mas me parece uma grande perda de tempo. Não acho que vá fazer nenhuma diferença.”

O inglês também criticou o aumento do peso mínimo dos atuais 702 para 722kg, que será adotado em 2017 em conjunto de regras como a utilização de carros mais largos e rápidos.

"Isso é simplesmente ridículo", disse Hamilton. "Os carros eram ótimos quando tinham 600kg. Era melhor para os pneus. Quanto mais pesados os carros forem, mais os pneus serão forçados e a sensação será ainda pior, com mais pressão para que a Pirelli faça pneus melhores. E então teremos mais pressão aerodinâmica."

O temor do inglês é que as regras acabem dificultando ainda mais as ultrapassagens justamente pelo aumento da influência da aerodinâmica, dificultando que um carro siga o outro de maneira próxima.

"Nos últimos dias eu estive me perguntando 'por que é tão difícil? Quais são os desafios físicos da Pirelli para mudar o pneu? Por que o carro desliza para todo lado?' E percebi que quando eu cheguei na F-1 [em 2007], os carros pesavam 600kg e isso faz uma grande diferença. Eles não teriam de mudar tanto as regras para fazer os carros serem mais rápidos, era só torná-los mais leves. Os carros estão pesados demais"

Ainda assim, Hamilton disse não gostar do regulamento atual. "Mas não tenho todas as respostas. Só tenho outro tipo de carro que preferiria pilotar. Adoro um V12 com pneus maiores."

Fórmula 1