Pirelli culpa detritos por estouros dos pneus em Spa e cobra a Federação
Após analisar todos os pneus utilizados no final de semana do GP da Bélgica, onde foi duramente criticada por Sebastian Vettel e Nico Rosberg após estouros nos pneus de ambos, a Pirelli concluiu que não houve nenhum problema estrutural no produto fornecido e acredita que "uma combinação excepcional" entre as características da pista de Spa, o uso prolongado da borracha e a sujeira da pista ocasionou as falhas.
"Os testes mostraram que as falhas em Spa foram causadas por uma combinação excepcional de detritos na pista e o uso prolongado dos pneus em uma pista que gera uma demanda particularmente alta", divulgou a marca italiana em nota oficial.
A Pirelli informou que houve 63 cortes nos pneus usados na Bélgica, um número excepcionalmente alto, em comparação aos 1,2 cortes por circuito em média do restante da temporada e dos testes somados. "Para garantir uma maior segurança, a Pirelli propõe à FIA que inicie um estudo para otimizar a limpeza dos circuitos."
A Federação, por sua vez, se disse satisfeita com os estudos feitos pela Pirelli e anunciou que vai "considerar as medidas de segurança propostas para que elas sejam adotadas no restante da temporada."
Em Spa, Vettel foi especialmente crítico depois que seu pneu estourou a pouco mais de uma volta do final da prova, quando o alemão era terceiro. Já a falha com Rosberg aconteceu durante os treinos livres. É preciso dizer: a qualidade dos pneus é miserável. Não é possível! É assim há anos, não sei o que estão esperando”, reclamou Vettel logo após a prova.
A primeira reação da Pirelli foi afirmar que a estratégia ousada da Ferrari - de fazer apenas um pit stop, enquanto os demais pilotos fizeram dois a três - fora a culpada pela falha no pneu. Após os estudos, contudo, a conclusão foi de que ainda restavam 30% da borracha nos pneus traseiros do carro do alemão no momento do estouro, o que fez com que ele se tornasse mais suscetível a falhas por detritos.
A análise da Pirelli também agradou a Vettel, que destacou "a abertura" dos italianos para esclarecer a questão. "O mais importante é que essa questão foi estudada", destacou o piloto da Ferrari.
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