Topo

Surfe 360°

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Autoridades havaianas preocupadas com a ômicron; etapas da WSL confirmadas

Haleiwa, North Shore/Hawaii - WSL
Haleiwa, North Shore/Hawaii Imagem: WSL

Colunista do UOL

20/01/2022 19h42

Como no mundo todo, o Havaí tem travado uma disputa diária contra o avanço da ômicron.

Nesta semana, governantes e representantes da saúde alertaram para um surto no arquipélago, apelando para moradores realizarem testes e ampliarem os cuidados.

Em reportagem publicada pelo site Honolulu Star-Advertiser, Rick Blangiardi, prefeito de Honolulu, declarou que por enquanto não haverá nenhuma restrição extra será realizada, mesmo quando o estado marcando recordes diários de infecções.

Rick Blangiardi - Honolulu Civil Beat - Honolulu Civil Beat
Rick Blangiardi, prefeito de Honolulu, Havaí
Imagem: Honolulu Civil Beat

Médicos havaianos acreditam que o estado está perto de atingir seu pico. Na semana passada, a taxa de transmissão foi quatro vezes maior do que durante o auge da variante delta.

"Os recursos de teste são limitados, mas estamos fazendo tudo para ajudar", disse Blangiardi, recomendando que as pessoas fiquem em casa se estiverem doentes.

Hilton Raethel, presidente da Associação de Saúde do Havaí, disse que, para ajudar a aliviar os hospitais, o estado planeja trazer mais 400 profissionais do continente no fim de semana. Hoje, cerca de dois mil profissionais de saúde estão em quarentena ou isolamento devido à exposição ao COVID-19.

"Temos oxigênio suficiente, ventiladores e EPI ou equipamento de proteção individual", disse Raethel. "Nosso maior desafio continua sendo a adequação de nossa força de trabalho. O resto de janeiro continuará sendo um desafio para nossa força de trabalho de saúde e o impacto do aumento do ômicron se estenderá até fevereiro."

pipeline - WSL - WSL
Gabriel Medina durante etapa de Pipeline
Imagem: WSL

Por enquanto, as etapas que abrem o calendário de 2022 da World Surf League estão confirmadas, ambas na ilha de Oahu, no North Shore.

A largada acontece no próximo dia 29, em Pipeline.

Em seguida será a vez de Sunset Beach, a partir de 11 de fevereiro.

por @thiago_blum / @surf360_