Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Casemiro foi um dos três melhores brasileiros na história do Real Madrid

Casemiro celebra título da Champions League pelo Real Madrid - Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images
Casemiro celebra título da Champions League pelo Real Madrid Imagem: Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images

Colunista da UOL

22/08/2022 17h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O volante Casemiro se despediu nesta segunda-feira (22) do Real Madrid e já se apresentou ao Manchester United, seu novo clube, antes da partida contra o Liverpool, pela 3ª rodada do Campeonato Inglês.

Aos 30 anos, Casemiro deixou o Real Madrid após 9 temporadas, 18 títulos e muito respeito. Cinco vezes vencedor da Liga dos Campeões (2014, 2016, 2017, 2018 e 2022), o ex-jogador do São Paulo fez história pelo clube espanhol com a camisa 14 e brilhou ao lado do alemão Tony Kroos e do croata Modric, em um meio-campo que vai deixar saudade.

Desde 2013, Casemiro disputou 336 partidas pelo Real Madrid, tendo ainda um ano de empréstimo ao Porto-POR, na temporada 2014/15. Na história do clube merengue, o volante ficou atrás apenas dos laterais Marcelo e Roberto Carlos em números de jogos, entre os brasileiros que mais vezes vestiram a camisa do clube. Marcelo deixou o clube ao final da temporada 2021/22 com 546 jogos. Já Roberto Carlos disputou 527 partidas entre 1996 e 2007.

Entre os 25 brasileiros que já atuaram pelo Real, Casemiro está ao lado de Roberto Carlos (13 vezes campeão pelo clube) e Marcelo (o jogador com mais títulos da história do clube, com 25 canecos) com um dos melhores na história do clube. Além do longo tempo como titular, pelo número de jogos e títulos, Casemiro tornou-se referência.

O volante fundamental nas conquistas das cinco Champions do clube. Jogador de muita eficiência na marcação e ótima saída de bola, Casemiro conseguiu se impor na Espanha e foi sempre muito elogiado pelos treinadores que passaram pelo clube, como Zidane e Ancelotti e até de equipes rivais, como Klopp e Simeone.

Ronaldo, o Fenômeno, foi o brasileiro com mais gols na história do Real Madrid (104). Jogou por lá quatro temporadas e meia, entre 2002 e 2006, mas conquistou apenas três títulos. O atacante foi bem. Dividia a atenção ao lado de outros galácticos, como Zidane, Figo e Beckham. Assim como Casemiro, que atuou também ao lado de Cristiano Ronaldo e Benzema. Mas o volante esteve presente em momentos mais marcantes na história do Real e conquistou cinco Champions como titular e peça importantíssima da equipe.

O carinho e o respeito que Casemiro conquistou dentro do clube e também pelos torcedores foram marcantes. Alguns outros craques que passaram pelo clube não conseguiram o mesmo, como Kaká e Robinho, que chegaram como grandes estrelas. Tivemos ainda outros bons jogadores que passaram com destaque por lá como o atacante Sávio, o zagueiro Ricardo Rocha, os volantes Emerson e Flávio Conceição, o atacante Júlio Baptista, e mais antigamente, Didi e Evaristo de Macedo. Atualmente, Vinícius Júnior surge como grande promessa do clube e tem potencial para se tornar um dos grandes da história do Real. Mas o que Casemiro conquistou, deixa todos esses para trás.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter