Topo

Quem é o narrador cuja herança bilionária ficará com filho desconhecido

Bob Sheridan, um dos renomados narradores da história do boxe - Bradley Kanaris/Getty Images
Bob Sheridan, um dos renomados narradores da história do boxe Imagem: Bradley Kanaris/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/03/2021 04h00

"A voz do boxe". Assim é conhecido Bob Sheridan, o mais famoso narrador da modalidade que, aos 76 anos de idade, teve um filho reconhecido por meio de um exame de DNA. De acordo com reportagem do tabloide "The Sun", Simon Edwards, que trabalha como segurança de estádio de futebol, tornou-se o único herdeiro de uma fortuna estimada em R$ 1,5 bilhão do locutor.

Sheridan tem quase 50 anos de carreira dedicados ao boxe e ficou reconhecido por participar de momentos históricos, com pugilistas lendários do nível de George Foreman, Joe Frazier, Mike Tyson, Evander Holyfield e Muhammad Ali. Nesse período, foram mais de dez mil combates transmitidos. Desse total, 999 foram por títulos mundiais, sendo 100 destes de peso pesado.

Os duelos entre os pesos pesados foram, inclusive, os que transformaram Sheridan em uma espécie de lenda. É dele a narração da luta entre Muhammad Ali e George Foreman valendo o título mundial, em 1974, no Zaire, conhecida como "Rumble in the Jungle". Ali destronou o adversário com um nocaute no oitavo round para depois virar um dos maiores pugilistas de todos os tempos.

Esse é, para Sheridan, o momento mais inesquecível em sua carreira. "O país (Zaire) era comandado pelo ditador Mobutu. A pesagem foi transmitida ao vivo para os Estados Unidos, mas houve um problema com o satélite. Um habitante local apertou um botão e o desligou. Mobutu ordenou que ele fosse executado. Nosso engenheiro-chefe resolveu o problema, e Mobutu fez dele o Ministro das Comunicações do Zaire e disse ao ditador que o garoto local não precisava morrer por causa de um simples erro", lembrou o narrador, em entrevista em 2016 para o "New Zealand Herald".

Outro momento memorável para Sheridan aconteceu na revanche entre Mike Tyson e Evander Holyfield, em 1997. A luta ficou marcada pela mordida de Tyson que arrancou um pedaço da orelha de Holyfield no quarto round.

Sheridan lembra que estava hospitalizado, mas mesmo assim conseguiu chegar à luta para fazer a narração. "Eu tive sete infartos, inclusive um antes da luta de Tyson. Fui para o hospital, e eles fizeram uma angioplastia. Mas aquela era uma luta enorme, e eu não queria perder. Eu fui para a luta, narrei, vi Mike arrancar uma parte da orelha de Evander, e então voltei para o hospital em uma ambulância", explicou.

Esse episódio mostra bem a paixão do narrador pelo esporte que o levou ao Hall da Fama em 2004. E com tantas lutas narradas, Sheridan não foge ao falar de seus lutadores preferidos. "Ali foi sensacional, mas narrei e vi muitos outros em 50 anos: Sugar Ray Leonard, Thomas Hearns, Roberto Duran, Julio Cesar Chavez, Floyd Mayweather, Pernell Whitaker. Ricardo Lopez, do México, é o boxeador mais puro que eu vi. Ninguém o conhece por causa de seu tamanho, mas ele defendeu seu título mundial 21 vezes e nunca perdeu."

Apesar de ter sua vida profissional associada ao boxe, não foi dessa maneira que Sheridan começou a carreira. Seus primeiros passos no esporte com o microfone na mão aconteceram no futebol americano, em jogos do Miami Dolphis e da Universidade de Miami.

A partir daí, conquistou a simpatia do promotor Chris Dundee, que o levou a narrar lutas, a primeira delas em 1968 pela Associação Mundial de Boxe. A que transformou sua vida, porém, aconteceu em 1972, entre Frankie Otero e Ken Buchanan pelo título mundial dos leves. Nesse momento, ele foi visto pelo famoso promotor de lutas Don King, que finalmente o convocou para seu momento mais importante, a luta entre Ali e Foreman no Zaire.