Topo

Atleta cego cria dispositivo e vai disputar Maratona de Nova York sem guia

Simon Wheatcroft, atleta cego que vai correr a Maratona de Nova York - Reprodução/Twitter
Simon Wheatcroft, atleta cego que vai correr a Maratona de Nova York Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

26/10/2017 12h23

O uso da tecnologia vai permitir que um atleta cego corra a Maratona de Nova York sem precisar utilizar guias. O britânico Simon Wheatcroft, de 35 anos de idade, vai utilizar dispositivo de navegação que capta vibrações desenvolvido em parceria com especialistas americanos para disputar a prova.

Wheatcroft perdeu a visão ainda durante a adolescência em decorrência de uma doença degenerativa. Nos últimos sete anos, o britânico se decidiu ao desenvolvimento de tecnologias que permitissem que ele e outras pessoas cegas pudessem se locomover de maneira independente.

Essa não será a primeira maratona de Wheatcroft. Antes, no entanto, o atleta dependia do uso de aplicativos de navegação simples e de guias.

"Essa será minha terceira maratona de Nova York, mas indubitavelmente meu maior desafio e minha maior corrida até aqui. A tecnologia me permitiu lutar pelo impossível. Quero continuar usando ela para empurrar os limites do que eu sou capaz de conquistar e para garantir que tecnologias existentes possam ajudar todo mundo, seja quem corre uma maratona ou quem apenas caminha em sua cidade natal", disse Wheatcroft, em entrevista ao jornal britânico "The Guardian".

O atleta já está treinando com o novo dispositivo, que deve ser lançado ao custo de 226 libras (R$ 969,49).