Topo

Em recesso de julgamento, Pistorius é expulso após briga em casa noturna

Jornais sul-africanos destacaram briga de Pistorius em casa noturna no fim de semana - AP Photo/Denis Farrell
Jornais sul-africanos destacaram briga de Pistorius em casa noturna no fim de semana Imagem: AP Photo/Denis Farrell

Das agências internacionais, em Joanesburgo (África do Sul)

15/07/2014 07h31

O atleta Oscar Pistorius, que está sendo julgado pelo assassinato da namorada Reeva Steenkamp, se envolveu em confusão na África do Sul no último fim de semana. Pistorius estava em uma casa noturna quando participou de uma briga com outros clientes. Segundo relato de testemunhas, o atleta estava aparentemente embriagado.

O incidente foi confirmado pela porta-voz da família de Pistorius, Anneliese Burgess, que disse que o atleta foi “atacado de forma agressiva” com menções ao julgamento ao qual está sendo submetido.

De acordo com o jornal The Star, Pistorius estava no setor VIP de uma casa noturna em Joanesburgo quando brigou com Jared Mortimer, que havia sido apresentado por um amigo. Mortimer relatou que Pistorius começou a acusar alguns dos presentes de terem agido mal com ele nos últimos tempos.

“Estávamos tomando tequila, e me lembro que larguei meu copo dizendo que não poderia continuar bebendo enquanto ele falava assim dos meus amigos”, relatou Mortimer. Foi nesse momento, segundo ele, que Pistorius teria ficado irritado e partido para cima dele.

“Ele se aproximou de mim, e nesse momento eu o empurrei para alertá-lo. Ele tropeçou em uma cadeira e caiu”, disse Mortimer.

O jornal ainda falou com outras testemunhas, que relataram que Pistorius brigou em seguida com outro cliente, e por isso acabou expulso pela segurança. Uma delas, não identificada pela publicação, disse que o atleta estava “completamente bêbado”.

O sul-africano é acusado de assassinar intencionalmente a namorada, crime ocorrido no começo de 2013. Pistorius alega que achou que sua casa foi invadida por ladrões, e por isso teria efetuado os quatro disparos atrás da porta do banheiro que fica no quarto do casal.

A promotoria afirma que apenas o último dos quatro tiros disparados foi fatal para Steenkamp. Desta forma, ela teria tido tempo de gritar por ajuda, o que inviabilizaria a alegação da defesa de que Pistorius a teria confundido com um invasor.

O julgamento deve retornar no dia 7 de agosto. Pistorius pode ser condenado a 25 anos de prisão se for considerado culpado de homicídio intencional.