Topo

Ouro no Pan de Guadalajara, ex-catador de lixo recebe convite para correr Maratona de NY

Para Solonei Silva, a participação em Nova York será um marco em sua carreira - Daniel Marenco/Folhapress
Para Solonei Silva, a participação em Nova York será um marco em sua carreira Imagem: Daniel Marenco/Folhapress

Do UOL Esporte

Em São Paulo

13/12/2011 18h27

Campeão da maratona no Pan de Guadalajara, Solonei Rocha recebeu convite de seu patrocinador para correr a tradicional maratona de Nova York em 2012. Ex-catador de lixo, o atleta fez questão de ressaltar a importância que a participação na prova, que acontece no dia 4 de novembro, terá na sua carreira.

"Correr a maratona de NY é difícil para os amadores e para profissionais é mais ainda. Estou muito lisonjeado e tenho certeza que será uma maratona que vai marcar muito minha carreira", disse o brasileiro, que começou a competir profissionalmente há apenas dois anos.

O convite foi facilitado pelo fato do principal patrocinador do atleta, a Asics, ser a marca oficial da prova norte-americana.

Em 2011, a melhor marca do atleta foi de 2h11min32s, na Maratona de Padova, na Itália. Para 2012, o primeiro objetivo do brasileiro é a classificação para as Olimpíadas de Londres, em julho. "Quero treinar muito para obter o índice olímpico. Se eu conseguir, com a prova olímpica terei uma base para NY. Sei que o percurso é bastante duro pra baixar marca, mas vou fazer o possível pra conseguir um bom resultado".

A marca obtida na Itália valeu como índice para o Mundial de Daegu, disputado em agosto. Em 2012, Solonei precisa correr os 42.195 m abaixo de 2h15min para atingir o índice A da Confederação Brasileira de Atletismo, estabelecido para Londres.

Quem também recebeu convite foi Adriana Aparecida da Silva, outra campeã nos Jogos Pan-Americanos. "Minha expectativa é boa, estou me sentindo bem treinada e motivada com objetivo de melhorar minha marca na maratona e o nível da de NY ajuda neste sentido. Fiquei muito contente com o convite, pois todo maratonista sonha um dia correr essa maratona", ressaltou a corredora.

Em 2012, o Brasil busca sua 3ª conquista na prova, já que Marílson dos Santos venceu a corrida duas vezes, em 2006 e 2008. A edição deste ano reuniu 47 mil corredores.