Topo

Chimpanzé conseguiu liberdade inédita na justiça e encontrou amor no Brasil

Chimpanzé Cecília e seu namorado Marcelino no santuário em Sorocaba - Reprodução/ instagram @projetogapbrasil
Chimpanzé Cecília e seu namorado Marcelino no santuário em Sorocaba Imagem: Reprodução/ instagram @projetogapbrasil

de Ecoa, em São Paulo (SP)

06/05/2023 06h00

A chimpanzé Cecília vivia num zoológico argentino com seus amigos Charly e Xuxa. Quando ambos morreram, ela ficou sozinha e deprimida.

Chimpanzé Cecília no santuário em Sorocaba  - Reprodução/ instagram @projetogapbrasil - Reprodução/ instagram @projetogapbrasil
Chimpanzé Cecília no santuário em Sorocaba
Imagem: Reprodução/ instagram @projetogapbrasil

Até que a Associação dos Advogados e Funcionários para os Direitos Animais (Afada) decidiu entrar na justiça para pedir a transferência da chimpanzé para um lugar melhor.

Na prática, o que a associação queria era um habeas corpus para libertar Cecília e, depois de alguns anos, a justiça decidiu a seu favor.

Cecília, então, se tornou a primeira chimpanzé do mundo a ser libertada de um zoológico por meio de um habeas corpus.

Chimpanzé Cecília - Reprodução/ instagram @projetogapbrasil - Reprodução/ instagram @projetogapbrasil
"Cecília é uma pessoa não humana, inocente, que não cometeu nenhum crime e que foi condenada a viver em confinamento de forma arbitrária e ilegítima"
Imagem: Reprodução/ instagram @projetogapbrasil

Na ocasião, foi interpretado que "chimpanzé não é animal de estimação e não pode ser usado como mero objeto de diversão, cobaia para experimentação ou mera exibição".

Dois chimpanzés  - Getty Images - Getty Images
"Eles pensam, sentem, são afetados, odeiam, sofrem, aprendem e até transmitem o que aprenderam".
Imagem: Getty Images

A decisão pioneira também ressaltou que a "proximidade entre o homem e o chimpanzé é tal que este último pode ser doador de sangue para os humanos e vice-versa" e que os chimpanzés "são seres racionais e emocionais".

Dois filhotes de chimpanzés brincando  - Getty Images - Getty Images
"Não se pretende que os chimpanzés, gorilas, orangotangos e bonobos sejam considerados como humanos, o que não são, mas como hominídeos que são".
Imagem: Getty Images

Isso não quer dizer que o chimpanzé tenha direitos humanos, mas que, de acordo com a decisão judicial, ele é um "sujeito de direito não humano".

Depois de se ver livre do zoológico onde não era feliz, Cecília foi levada de Mendoza para o Santuário GAP (Great Ape Project) - Projeto dos Grandes Primatas -, em Sorocaba, no interior de São Paulo.

Cecília chegou no santuário em Sorocaba em 2017, com cerca de 20 anos, bastante apática e muito introspectiva, sem expressões faciais nem vocalizações próprias de sua espécie.

Chimpanzé fêmea e seu filhote - Getty Images - Getty Images
"A manutenção de animais em cativeiro em ambientes artificiais e inadequados e sobretudo para esta espécie em particular, constitui um evidente ato de abuso"
Imagem: Getty Images

De acordo com o GAP, contudo, ela se adaptou rapidamente "e em poucos meses teve a oportunidade de conhecer o chimpanzé Marcelino, um jovem macho que também estava à espera de uma companhia".

Filhote de chimpanzé deitado na árvore  - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Filhote de chimpanzé deitado na árvore
Imagem: Getty Images/iStockphoto

"Hoje, ela está completamente diferente, é muito expressiva e ativa, como os chimpanzés são. Ela gosta de ficar observando seus vizinhos, especialmente Luke, e convive em harmonia com seu companheiro Marcelino".