Topo

Pousada abre as portas para receber pessoas em situação de rua no inverno

Estabelecimento troca hóspedes por moradores de rua e tira famílias do relento em noites frias - Arquivo pessoal / Pousada Praia de São Vicente
Estabelecimento troca hóspedes por moradores de rua e tira famílias do relento em noites frias Imagem: Arquivo pessoal / Pousada Praia de São Vicente

Giacomo Vicenzo

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

10/06/2022 06h00

A chegada das baixas temperaturas espanta a maior parte dos banhistas e turistas das praias. E foi em uma noite de maio, em que os termômetros marcaram 7ºC, que a Pousada Praia de São Vicente abriu suas portas sem cobrar nada pela primeira vez. O estabelecimento recebeu pessoas em situação de rua que enfrentavam as condições extremas a céu aberto.

"A iniciativa foi do dono da pousada, pois ele disse que tinha muita gente passando frio e fome e tínhamos que fazer alguma coisa, já que temos lar e alimentos", conta Ana Hauschild, 45 anos, gerente da pousada.

Ana lembra que em um primeiro momento a iniciativa assustou os funcionários, mas com a baixa temporada a pousada estava com poucos hóspedes e isso possibilitou que a administração disponibilizasse colchonetes para receber as pessoas em situação de rua.

"A iniciativa pegou todos os funcionários de surpresa, mas todos abraçaram a ideia. Tiramos os colchões, cobertores e toalhas de banho que tínhamos em um depósito e distribuímos", lembra a gerente.

Banho quente, jantar e café

Se em tempos de verão a pousada conta com shows animados e placas com preços da hospedagem, dessa vez, a faixa que mais chama a atenção é o convite às pessoas em situação de rua escrito em uma faixa fixada na fachada da pousada: 'Você morador de rua, saia do frio e venha passar a noite com direito a janta e banho'.

pousada - Arquivo pessoal / Pousada São Vicente - Arquivo pessoal / Pousada São Vicente
Com poucos hóspedes, pousada pode colocar colchonetes no chão para receber desabrigados em dia frio
Imagem: Arquivo pessoal / Pousada São Vicente

"Oferecemos banho quente, jantar e café da manhã para todas as pessoas em vulnerabilidade que vinham até a pousada e que, na maioria das vezes, não tinha encontrado vaga no Centro POP, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, do governo federal, por conta da alta demanda", explica a gerente.

A pousada também conseguiu colaboração do Centro POP, que doou cobertores e colchonetes, além de ajudar com uma triagem das pessoas em situação de rua que eram encaminhadas para a pousada.

Se a aporofobia está presente no preconceito e até na arquitetura urbana e nos comércios em muitos locais, a iniciativa caminha no sentido contrário, mesmo acontecendo em um estabelecimento comercial e num ponto turístico.

"Houve uma situação em que uma pessoa nos telefonou comunicando que havia um casal e uma criança dormindo ao relento e que iria chamar a polícia. Rapidamente resgatamos a família e trouxemos para cá. Durante a manhã, entramos em contato com o Conselho Tutelar para pedir o acolhimento e apoio aos menores de idade", lembra Ana.

"Eles [pessoas em situação de rua] adoram ficar aqui, pois, são tratados dignamente como devem ser sempre e trazem consigo muitas histórias de vida, de desilusões amorosas, desemprego ou drogas", completa a gerente.

Apoio constante

pousada - Arquivo pessoal / Pousada São Vicente - Arquivo pessoal / Pousada São Vicente
A partir da próxima semana, a pousada vai doar refeições de terça a domingo, das 18h às 20h
Imagem: Arquivo pessoal / Pousada São Vicente

A iniciativa começou no dia 19 de maio e se manteve ativa durante uma semana, mas com a elevação gradual da temperatura e oferta normalizada de vagas nos centros de acolhimento, deixou de acolher pessoas em situação de rua diariamente. No entanto, mantém o estabelecimento preparado para agir em casos de emergência e frio extremo novamente.

"Vamos continuar acolhendo as pessoas em situação de rua quando as ondas de frio voltarem, e estamos implementando uma ação que distribuirá refeições na pousada", conta Ana. A ação começará na próxima terça (14) e doará refeições de terça a domingo, das 18h às 20h, para pessoas em situação de rua que procurem o estabelecimento. Não é necessário retirar senhas.

A Pousada Praia de São Vicente não aceita contribuições em dinheiro, mas recebe cobertores e roupas de frio de interessados em ajudar. O contato pode ser feito por meio do número: (13) 98142-0794 ou pelas redes sociais do estabelecimento.