Topo

Trago Boas Notícias #186: Dona Jacira e a importância de ouvir a intuição

A escritora e colunista de Ecoa Dona Jacira fala sobre a importância da intuição em entrevista ao podcast TBN - Jef Delgado
A escritora e colunista de Ecoa Dona Jacira fala sobre a importância da intuição em entrevista ao podcast TBN Imagem: Jef Delgado

03/01/2022 17h55

Para abrir o ano de 2022 no podcast Trago Boas Notícias, o apresentador Edgard Piccoli conversa com a escritora Jacira Roque de Oliveira, 56. Mais conhecida como Dona Jacira, ela é colunista de Ecoa, cuida de horta, faz sabonetes e coloca em prática diversas outras atividades, como ela mesma conta no episódio 186º do programa (ouça abaixo na íntegra).

No bate-papo, ela relembra a infância, fala sobre como todo adulto deve cuidar de sua criança ferida, relata como lidou com a quarentena, revela a importância da escrita em sua vida, comenta sobre redes sociais e também compartilha a importância de ouvir a intuição.

Ouça abaixo:

"Eu sempre tive uma voz dentro de mim que dizia: 'Não é assim, não vai por aí, você não está sozinha'", ela conta (a partir de 3:19). "Foi aqui na minha casa que essa voz [...] bateu na porta e disse: 'Eu estou com você. Você não pode acender uma vela para me chamar, eu estou dentro de você. Acenda o crédito'. Aí eu comecei a prestar atenção", lembra (aos 11:25 do arquivo acima).

Na conversa, ela também relembra a infância: "Empinar pipa, jogar bolinha de gude era o meu trabalho. Eu levantava de manhã para vencer um campeonato [...] Essas coisas são os meus processos de cura. As curas da gente não estão para além de onde a gente viveu. [...]. Eu tenho que ser feliz aqui", afirma (em 08:36).

Em relação às redes sociais, ela brinca (em 20:36): "A gente não tem roupa pra tanto amigo. Na hora que você sofre, na hora que você tem suas agonias maiores, a sua rede é de duas ou três pessoas. [...] Rede social não é colo".

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts. Você pode ouvir Trago Boas Notícias no UOL e também no Spotify. Novos episódios de segunda a sexta, às 18h.

Edgard Piccoli é o apresentador do podcast Trago Boas Notícias - Arte/UOL - Arte/UOL
Edgard Piccoli é o apresentador do podcast Trago Boas Notícias
Imagem: Arte/UOL