Topo

"Kit com Elas" doa produtos de higiene pessoal para mulheres nas ruas de SP

Vera já distribuiu 1.400 sacolas com kits para mulheres e agora acolhe também os homens - Fábio Celestino
Vera já distribuiu 1.400 sacolas com kits para mulheres e agora acolhe também os homens Imagem: Fábio Celestino

Rayane Moura

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/10/2021 06h00

No início do mês de outubro, o presidente Jair Bolsonaro vetou a distribuição gratuita de absorvente menstrual para estudantes de baixa renda de escolas públicas e pessoas em situação de rua ou de extrema vulnerabilidade. Nesse cenário, muita gente começou a procurar maneiras de doar esses itens para pessoas que menstruam.

O projeto "Kit com Elas", criado pela produtora cultural Vera Lúcia Campos, de 61 anos, já vinha fazendo isso desde o ano passado. "Tudo começou no meu aniversário, em dezembro. Antes da pandemia eu fiz uma festa e ganhei vários presentes. Mas em 2020, por causa do isolamento social, comemorei virtualmente e em vez de presentes pedi doações de kits de higiene", explica.

Deu tão certo que o que seria uma ação pontual virou algo recorrente. "Muitos amigos fazem doações em dinheiro ou me enviam os itens de higiene uma vez por mês", conta Vera.

Por morar no centro de São Paulo, ela já costumava fazer algumas pequenas doações para pessoas da região. Mas, com o projeto, as ações começaram a acontecer duas ou três vezes por mês. "Eu percebi que cresceu muito o número de mulheres em situação de vulnerabilidade social e morando na rua, a grande maioria não consegue fazer uma higiene adequada, nem tem onde tomar banho", conta.

Por esse motivo, a produtora cultural resolveu montar pequenos kits contendo absorventes, calcinha, escovas de dentes, creme dental, sabonete, desodorante, xampu, máscaras e álcool em gel.

Kit com elas - Toni Nogueira - Toni Nogueira
O empresário Toni Nogueira se uniu a Vera nas ações, em março deste ano, facilitando as entregas
Imagem: Toni Nogueira

Expansão do projeto

Vera calcula que já distribuiu cerca de 1.400 kits. Recentemente, ela passou a montar alguns kits contendo sabonete, creme dental, shampoo, barbeadores, álcool em gel e máscaras.

O projeto também oferece sopas durante os dias mais frios do inverno, além de distribuir roupas e apoiar outras ações sociais que arrecadam cobertores e mantas.

Em março, o empresário Toni Nogueira se uniu a Vera para ajudar na questão logística, além de fazer doações em dinheiro. "Ele me ajuda muito com o carro e com os valores. A gente enche o porta-malas e vai para áreas mais distantes do centro da cidade para fazer as doações. Facilitou muito a minha vida porque antes eu ia andando mesmo", explica ela.

Para o futuro, Vera não pensa em parar com as doações e quer expandir o projeto. "Se acontecer de o país entrar em um caminho de acerto, de equilíbrio social, isso não vai acontecer agora, isso não vai acontecer nos próximos dois ou três anos. Vai levar um tempo para a gente recuperar todas as perdas", completa.

O "Kit com Elas" aceita doações em produtos de higiene pessoal e roupas, mas é necessário entrar em contato para agendar a retirada. O telefone é (11) 99837-0832. Além disso, o projeto aceita doações em dinheiro pelo Pix (chave- e-mail): kitcomelas.vera@yahoo.com.